ESTAGIÁRIO(A)
- O ESTUDANTE abre o processo, insere documentos e assina pelo PEN-SIE, encaminhando para Professor(a) Orientador(a) da UFSM. (ACESSE O TUTORIAL DO PEN-SIE)
Documentos requisitados:
- Termo de Compromisso – ASSINADO PELO ALUNO (Escolher qual arquivo de acordo com o local de estágio: Estágio Obrigatório na UFSM ou em demais locais);
- Plano de Atividades – ASSINADO PELO ALUNO (Conferir antes se o supervisor assinará pelo sistema. Se não, solicitar assinatura manual e inserir o documento escaneado);
- Declaração de Adequação das Instalações – ASSINADO PELA PARTE CONCEDENTE;
- Apólice do Seguro
- Conferir se as informações estão corretas em todos os documentos (datas, carga horária, etc.);
- Se os documentos tiverem sido assinados fisicamente, inserir documentos escaneados e informar na hora de tramitar o processo.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
- PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A) confere os documentos inseridos e assinaturas da/do estudante. Se precisar de correção, devolve à/ao estudante. Se estiver correto, assina documentos e encaminha ao Protocolo.
- Assinar: 1. Termo de Compromisso e 2. Plano de Atividades.
PROTOCOLO
- PROTOCOLO encaminhará à concedente.
COORDENAÇÃO DO CURSO
- Após assinatura da concedente, o processo será enviado à COORDENAÇÃO DO CURSO, que assina documentos e envia à Secretaria Integrada para registro no SIE.
- Assinar: 1. Termo de Compromisso, 2. Plano de Atividades.
Para mais informações sobre Estágio Obrigatório, acesse: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/code/estagios/estagio-obrigatorio
Além de conferir se o Termo de Compromisso indica corretamente o tipo de estágio, é preciso prestar atenção nas seguintes informações:
INFORMAÇÃO | A INFORMAÇÃO DEVE CONSTAR NO TCE? |
Curso do estudante | ✓ SIM |
O(A) Orientador(a) do estágio | ✓ SIM |
O(A) Supervisor(a)/Preceptor(a) do estágio | ✓ SIM |
A Formação e/ou experiência do(a) supervisor(a) | ✓ SIM |
Apólice de seguro contra acidentes pessoais | ✓ SIM |
Bolsa ou outra | ⊗✓ FACULTATIVO |
Auxílio transporte | ⊗✓ FACULTATIVO |
Previsão de recesso/Férias | ✓ SIM (30 dias para cada ano de atividade; proporcional se período menor que 1 ano; remunerado proporcionalmente quando tiver bolsa) |
Previsão de redução da jornada de trabalho | ✓ SIM (nos períodos de avaliação, conforme calendário) |
Descrição do Plano de Atividades (no próprio termo de compromisso ou anexado) | ✓ SIM |
Para o correto preenchimento dos documentos exigidos no processo de estágio, cabe ao discente obter as seguintes informações:
DA CONCEDENTE:
- Nome da instituição/local do estágio;
- Endereço;
- Cidade;
- CEP;
- CNPJ;
- Telefone;
- Nome do(a) representante da instituição;
- Nome Supervisor(a);
- Telefone;
- E-mail.
DA UFSM:
- Nome Professor (a) Orientador (a) (UFSM);
- Matrícula (SIAPE);
- Telefone;
- E-mail.
O relatório de estágio é um documento no qual o aluno relata o conteúdo que foi trabalhado em seu estágio, descrevendo as atividades realizadas, os desafios e soluções propostos e comprovando sua efetivação.
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)];
b) Anexar o Relatório de Atividades de Estágio preenchido e assinado pelo supervisor, caso este não possua cadastro no PEN-SIE;
c) Anexar outros documentos, quando for o caso (ficha de avaliação/frequência, etc);
d) Assinar eletronicamente;
e) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar eletronicamente o Relatório de Atividades de Estágio;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso para lançar a informação no SIE.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Encaminha para lançamento do registro de estágio no SIE [o destino pode ser o curso ou a secretaria].
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 –Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG
Para download do termo, acessar o site da PROGRAD – Estágios, no item Depois de iniciado o estágio → Para alterar (aditar) o TCE.
O termo de aditamento é geralmente utilizado para:
- Prorrogar o Termo de Compromisso de Estágio;
- Suspender o estágio por tempo determinado;
- Alterar o valor da bolsa;
- Alterar o valor do auxílio-transporte;
- Alterar a carga horária do estágio.
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)];
b) Anexar o Termo Aditivo preenchido e assinado pela parte concedente, se esta não possuir cadastro no PEN-SIE;
c) Assinar eletronicamente;
d) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar eletronicamente o Termo Aditivo;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso para laçar a informação no SIE.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Encaminha para lançamento do registro de estágio no SIE [o destino pode ser o curso ou a secretaria].
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 – Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG
Observação: não é necessário fazer termo de rescisão para estágios que acabam conforme o período previsto no termo de compromisso.
Para download do termo, acessar o site da PROGRAD – Estágios, no item Depois de iniciado o estágio→ Para rescindir o TCE.
ESTAGIÁRIO(A)
a) Desarquivar o processo de estágio [se for processo eletrônico (usar o NUP)]
b) Anexar o Termo de Rescisão preenchido e assinado pela parte concedente, caso esta não possua cadastro no PEN-SIE;
c) Assinar eletronicamente;
d) Tramitar para o(a) professor(a) orientador(a) para assinatura.
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)
a) Assinar eletronicamente o Termo de Rescisão;
b) Tramitar para a Coordenação de Curso para laçar a informação no SIE.
COORDENAÇÃO DE CURSO
a) Encaminha para lançamento do registro de estágio no SIE [o destino pode ser o curso ou a secretaria].
COORDENAÇÃO DE CURSO OU SECRETARIA DO CURSO/SECRETARIA ACADÊMICA/SECRETARIA UNIFICADA
a) Fazer download do processo eletrônico e guardar cópia para consulta;
b) No SIE, registrar as informações na aplicação 1.1.5.18 – Registro dos Estágios dos Alunos;
c) Encaminhar para Arquivamento – DAG
Solicita-se que O(A) ORIENTADOR(A) realize o preenchimento do formulário AGENDAMENTO DE DEFESA DE ESTÁGIOS – SIG I .
De modo a gerar as atas e atestados em tempo hábil por parte da Secretaria Integrada de Graduação I, pede-se que o preenchimento se dê com no mínimo 15 dias de antecedência à data da defesa.