O curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria foi reconhecido em 1971 pelo Decreto número 68.805/71. Desde então, já colocou no mercado 2.535 profissionais em 92 turmas e passou por oito avaliações do Exame Nacional de Cursos do MEC, sendo que nas oito avaliações obteve o conceito “A”. Participou também de quatro edições do ENADE (2006, 2009, 2012 e 2015), obtendo em todas a nota máxima.
O administrador
O papel do administrador é contribuir para que a empresa tenha um resultado positivo, garantindo a sua sobrevivência e permanência no mercado. Dependendo do porte da empresa, o administrador pode estar focado em alguma área específica, mas a sua formação garante que ele consiga gerenciar todos os recursos. Ao otimizar os resultados empresariais, ele pode estar gerando mais empregos e melhorias na qualidade de vida das pessoas. Dentre as competências e habilidades do administrador, estão: 1) a liderança, com o auxílio de modelos de gestão inovadores; 2) a organização de atividades e programas; 3) a decisão entre alternativas; 4) a identificação e o dimensionamento de riscos; 4) a seleção de estratégias adequadas de ação.
Uma vez que os administradores também atuam em órgãos públicos, eles também podem contribuir decisivamente no gerenciamento do patrimônio público. O profissional da área de Administração pode tornar as empresas socialmente responsáveis, preocupadas em dar respostas para a sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento.
O perfil do formando
- Conhecimento especializado com visão globalizada;
- Raciocínio lógico;
- Empatia e motivação:
- Capacidade interativa, integrativa e de coordenação;
- Liderança participativa;
- Postura ética e responsabilidade social;
- Fomentos de qualidade de vida;
- Capacidade de comunicação;
- Postura criativa; iniciativa;
- Atitude empreendedora;