No último dia 06 de novembro, estudantes do curso de Administração e de Ciências Econômicas, acompanhados pelo Professor Tiago Zardin Patias, realizaram uma visita técnica a John Deere e ao Museu da Evolução Agrícola na cidade de Horizontina – RS.
A atividade iniciou às 8h30min com apresentação do vídeo institucional, contando a história da empresa que nasceu em 1837 e que está no Brasil desde 1979, inicialmente numa parceria com a SLC. Após os acadêmicos puderam conhecer o processo produtivo de colheitadeiras John Deere, desde as chapas de aço, pintura pelo processo E-coat (pintura por eletrodeposição), montagem e produto final.
Após tiveram uma breve fala do especialista, o Administrador Sidnei Raddatz, que atualmente é supervisor de produção e compartilhou com os estudantes um pouco da sua trajetória profissional, os desafios e a preparação para aproveitar as oportunidades. Sidnei destacou que “desde quando ingressei na John Deere como soldador, sempre procurei dar meu máximo, o que foi visto pela empresa, me oportunizando novas oportunidades, mas eu sempre buscando me aperfeiçoar, pois eu sabia que um dia esta vaga que eu ocupo hoje, de supervisor, poderia ser minha, só dependia de meu esforço e preparação”. Logo após, foi apresentado aos estudantes as formas de ingresso na empresa.
No turno da tarde os estudantes puderam visitar o Memorial da Evolução Agrícola, um espaço interdisciplinar que está completando um ano de existência e conta com vários projetos articulados de cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. Na visita foi
possível fazer a conexão entre eventos históricos, descobertas científicas e mudanças culturais que influenciaram a maneira que cultivamos a terra, desde os indígenas, mas especialmente os imigrantes que foram os principais responsáveis pela expansão agrícola no Brasil.
Nas palavras do Professor Tiago que acompanhou os estudantes, “este foi um momento muito rico de aprendizado, primeiro porque não é todo dia que se consegue fazer uma visita técnica em uma líder mundial em seu segmento, no caso a John Deere Brasil, onde pudemos ver de perto todo o processo produtivo, fazendo conexões com os aprendizados da sala de aula. Já no Memorial da Evolução Agrícola fica evidente a trajetória tecnológica da agricultura, num espaço que conta com uma qualidade incrível, sendo recomendável que todos que tiverem oportunidade um dia conheçam”.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/215/2024/11/JD_Car.jpg)