Ir para o conteúdo Relações Públicas Bacharelado Ir para o menu Relações Públicas Bacharelado Ir para a busca no site Relações Públicas Bacharelado Ir para o rodapé Relações Públicas Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ministério da Educação aprova PET EDUCOM CLIMA para cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM/FW



É provável que já haja um edital em dezembro para formalizar a tutoria e, depois, outro para selecionar os bolsistas
Programa de Educação Tutorial

A partir do Edital de Seleção Interna n.º 4, de 10 de julho de 2024, do Ministério da Educação (MEC), referente ao Lote I-PET Temáticos, foi aprovado o Programa de Educação Tutorial (PET) para os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM/FW. O grupo, denominado PET EDUCOM CLIMA, organizará atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em aprendizagem orientada.

O Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC, criado pela Lei n.º 11.180/2005, concede bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação e bolsas de tutoria para professores do grupo. O programa visa melhorar a qualidade da formação universitária e incentivar a formação de futuros professores e pesquisadores. Uma vez criado, o PET mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os alunos podem participar até o fim de sua graduação, enquanto o tutor pode permanecer por um período de seis anos, desde que siga as normas do programa.

Conforme o MEC, atualmente há 835 grupos PET no país, envolvendo mais de 8 mil alunos bolsistas em 80 municípios. Destes grupos, 96% pertencem a universidades públicas.

O projeto será vinculado ao curso de Jornalismo, mas atenderá aos dois cursos de Comunicação do campus. Ele abordará temáticas relacionadas aos direitos humanos, educomunicação socioambiental e educação midiática, com foco no combate à desinformação. Seus objetivos estão alinhados à qualificação profissional, acadêmica, cidadã e crítica.

Segundo a professora Cláudia Herte de Moraes, ela está aguardando informações do MEC. No entanto, acredita que, em dezembro de 2024, será publicado um edital para formalizar a tutoria e, depois, outro para selecionar os bolsistas. De acordo com o Edital 54/2024 da PROGRAD/UFSM, o projeto contará inicialmente com seis bolsistas em 2024, podendo ser ampliado para 12 no ano seguinte.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-330-933

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes