Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, será realizado o IX Congresso Internacional de Comunicação Estratégica, com o tema “Inspirar para Criar, Criar para Inspirar”. O evento acontecerá no Teatro da Universidade de Comunicação de Medellín, na Colômbia.
Na edição deste ano, o congresso abordará o tema “Comunicação Disruptiva”, oferecendo uma visão sobre as transformações e a convergência tecnológica que a comunicação experimentou nos últimos 30 anos. Durante os três dias de evento, contará com diversos palestrantes renomados que aplicam estratégias de comunicação disruptivas para transformar e impactar o mundo.
Além disso, o congresso contará com oficinas, eventos culturais e apresentações de trabalhos acadêmicos. Serão 17 mesas temáticas, com cerca de 500 palestrantes e 360 apresentações. Professores e pesquisadores de 42 instituições, universidades e associações parceiras do congresso serão responsáveis pela avaliação dos trabalhos.
As alunas do 4º semestre do curso de Relações Públicas da UFSM-FW, Júlia Gonsalo e Júlia Weber, acompanharão a professora Andréia Athaydes, de Santa Maria, e auxiliarão na organização do evento. Ambas as discentes fazem parte do Cominter e do LCM (Latin American Communication Monitor).
Para Júlia Gonsalo, as expectativas para o evento são altas pois irá “aprender como são as relações públicas em outros países”. Para ela, é uma grande oportunidade para a carreira, pois terá contato com muitos alunos e profissionais influentes na área da comunicação. Durante o período de estadia, elas ficarão hospedadas na casa de duas alunas da Universidade de Medellín.
Segundo Gonsalo, é um sentimento muito especial poder representar o curso de Relações Públicas, especialmente neste ano em que o curso completa 15 anos no campus de Frederico Westphalen. Ela tem grandes expectativas de aprender mais sobre organização organizacional e acredita que, se não fossem as oportunidades proporcionadas pelo curso, elas não teriam essa chance.