Ir para o conteúdo Relações Públicas Bacharelado Ir para o menu Relações Públicas Bacharelado Ir para a busca no site Relações Públicas Bacharelado Ir para o rodapé Relações Públicas Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Pesquisa EstratO lança livro com cases



O Grupo EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais – lança o terceiro livro do grupo de pesquisa da UFSM, organizado pelos Profs. Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo. A obra, intitulada “Cases Inspiradores: comun icação na prática”, reúne 30 cases comentados na área de comunicação organizacional e tem por objetivo divulgar iniciativas profissionais e acadêmicas, a fim de inspirar ações e estratégias comunicacionais no âmbito das organizações.

Os cases versam sobre inúmeras experiências profissionais e acadêmicas de jornalistas, publicitários e relações-públicas que atuam em empresas, instituições públicas e projetos de extensão ou institucionais. A fim de tensionar teoria e prática, ao final de cada case há um comentário teórico desenvolvido por pesquisadores convidados, como Carolina Terra, Wilson Bueno, Bianca Dreyer e Issaaf Karhawi. Além disso, as estudantes integrantes do grupo de pesquisa elaboraram um Desafio e um Exercício para cada um dos cases, tendo em vista que o livro é didático e pode ser usado como recurso pedagógico para professores de cursos superiores de comunicação social e suas habilitações.

O livro digital apresenta-se em três seções: 1. Comunicação Organizacional; 2. Comunicação e Pandemia; e 3. Universidade e Sociedade. Dentre os temas abordados nas práticas relatadas nos cases estão eventos, campanhas, projetos, assessoria, planejamento, marketing, mídias sociais digitais, estratégias, reputação, sustentabilidade, cultura, públicos, branding, comunicação interna, entre outros.

O formato desta publicação é digital interativo, em que o leitor pode navegar sem precisar usar a rolagem para encontrar os textos do sumário. É possível fazer isso apenas usando os botões presentes em todo o arquivo, podendo voltar ao topo ou ir para os exercícios e desafios. 

Marlene Marchiori é a professora responsável pelo prefácio. Para Marchiori, que é professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisadora, palestrante, escritora e pós-doutora em Comunicação Organizacional (Brian Lamb School of Communication – EUA), “casos revelam as práticas de comunicação e nessa obra construída com dedicação pelos organizadores e, certamente, por cada um dos autores que aqui se colocam e apresentam suas contribuições teórico-práticas, conseguimos imaginar e comprovar a amplitude do escopo das dinâmicas comunicacionais que revelam estratégias, processos de execução e mensuração, os quais assumem valor a partir do aprimoramento dos relacionamentos com públicos, nossa maior riqueza.” . 

O livro “Cases Inspiradores: comunicação na prática” foi diagramado pela Memento Design Editorial, conta com o selo da Editora Facos UFSM e, assim como as publicações anteriores, está disponibilizado gratuitamente para download no site do EstratO através do link: https://www.ufsm.br/grupos/estrato/publicacoes 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-330-544

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes