Perfil comum do egresso da área de Comunicação:
a) Caracteriza-se por suas competências profissionais, sociais e intelectuais, tanto em matéria de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, bem como no tocante às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas e às suas inserções culturais, políticas e econômicas;
b) Deve ter competências que reflitam a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, propiciando uma capacidade de adequação à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
c) Necessita dispor de uma visão integradora e horizontal -genérica e, ao mesmo tempo, especializada de seu campo de trabalho-, possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam ou que destas decorrem;
d) Deve utilizar, criticamente, em sua atividade profissional, o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre as repercussões sociais que enseja e, ainda, sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
e) Precisa ter uma formação que transcenda as especialidades profissionais e proporcione uma compreensão ampla e rigorosa da área de Comunicação, desenvolvendo, assim, uma percepção geral sobre esta, no qual as especialidades se inscrevem, e que possibilite participar da discussão pública sobre as significativas temáticas que perpassam toda produção midiatizada em uma sociedade de comunicação.
Com estas características, o perfil do egresso é baseado em uma dupla fundamentação -a primeira, genérica e universalista; a segunda, específica e particularizada-, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais amparadas em uma percepção fundamentada da sociedade contemporânea e da área de Comunicação.
Perfil do egresso de Relações Públicas caracteriza-se:
– Pela habilidade de planejamento e gestão da comunicação nas organizações com seus diversos públicos;
– Pela elaboração de diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas de comunicação voltadas para o estabelecimento e o aperfeiçoamento das relações entre organizações, grupos humanos organizados, setores de atividades públicas ou privadas e a sociedade em geral;
– Pela implantação de programas e utilização de instrumentos de comunicação que assegurem estas relações;
– Pelo cumprimento de atividades que visem à visibilidade e à legitimidade dos assessorados perante a opinião pública, tais como o estabelecimento de relações com a mídia;
– Pelo exercício de atividades que visem à construção e ao fortalecimento da imagem pública de seus assessorados;
– Pelo exercício de interlocução entre as funções de relações públicas e as demais funções profissionais ou empresariais existentes na área da Comunicação e, ainda, com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as Relações Públicas exerçam interface;
– Pelo uso estratégico e inovador das tecnologias da informação e da comunicação nos processos de comunicação organizacional;
– Por uma atuação marcada pela postura ética e o compromisso social;
– Por uma atuação empreendedora frente à realidade social onde está inserido;
– Por um caráter humanístico alinhado à cultura técnica, para agir de forma crítica e transformadora nas diversas áreas comunicacionais;
– Pela capacidade de refletir sobre suas práticas profissionais e o contexto, de modo a produzir conhecimentos que possibilitem ressignificar sua atuação;
– Pelo exercício de todas as demais atividades que, atualmente, sejam reconhecidas como éticas pelas entidades representativas ou pela legislação pertinente às áreas de Relações Públicas e de Comunicação;
Competências e habilidades comuns do egresso da área de Comunicação:
– Assimilar conceitos que permitam a apreensão de teorias sociais;
– Usar tais conceitos e teorias para analisar a realidade criticamente;
– Posicionar-se, de um ponto de vista ético-político, sobre o exercício da comunicação;
– Deter um significativo conjunto de conhecimentos e informações sobre a sociedade, a comunicação e a profissão escolhida;
– Dominar as linguagens específicas usadas nos diversos processos de comunicação;
– Manejar as tecnologias da informação e da comunicação e estar atento às inovações, com criatividade e senso crítico;
– Refletir, permanentemente, sobre os limites e possibilidades de sua prática profissional;
– Ter capacidade para compreender os mecanismos envolvidos no processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre os diversos setores da sociedade.
Competências e habilidades do egresso de Relações Públicas
– Orientar organizações públicas ou privadas na formulação de políticas de relações públicas;
– Promover maior integração entre a organização e a comunidade;
– Assessorar na solução de problemas institucionais que influam na posição da organização perante a opinião pública;
– Diagnosticar o relacionamento das organizações com seus públicos;
– Prognosticar a evolução da reação dos públicos diante das ações da organização;
– Implementar programas e utilizar instrumentos de comunicação que assegurem a interação das organizações com seus públicos;
– Gerenciar o uso das tecnologias da informação e da comunicação a serviço da comunicação das organizações com seus públicos.