Disciplina do Curso de Relações Públicas é diferencial em acessibilidade e inclusão.
A disciplina de Laboratório de Comunicação Acessível nas Organizações é um diferencial na formação dos futuros profissionais. Em aula, os estudantes são motivados a estudar os direitos das pessoas com deficiência, bem como desafiados a planejar a comunicação corporativa com acessibilidade e inclusão. A cada ano, as turmas elaboram produtos demonstrando os aprendizados adquiridos durante as aulas.
No primeiro semestre de 2024, os estudantes produziram Manuais de Onboarding Acessível para organizações. Esses manuais contemplam as etapas de contratação, boas-vindas e permanência de novos colaboradores, com boas práticas para a inclusão. O processo de elaboração desse instrumento deu-se a partir da consulta à Lei Brasileira de Inclusão e à Lei de Cotas, realizando pesquisa de benchmarking, ferramenta utilizada para observar melhores práticas em empresas do mesmo nicho, planejamento, teste do produto e elaboração do conteúdo. A realização do benchmarking revelou que acessibilidade em processos de onboarding é um tema escasso nas empresas, não mencionado ou mencionado em um contexto geral, necessitando abordagens específicas para a inclusão.
Os manuais produzidos contemplam dois públicos específicos: pessoas com daltonismo e baixa visão, e pessoas com deficiência física. As empresas mencionadas são apenas ilustrativas. Além do conteúdo dos manuais, a construção dos designs também empregou ferramentas de acessibilidade, como as cores utilizadas, fontes em tamanhos acessíveis para leitura e sem serifa, uso de hiperlinks e linguagem clara e objetiva.
Contato: rpfw@ufsm.br ou patricia.persigo@ufsm.br