No dia 6 de novembro de 2024, por meio do decreto municipal nº 103, foram instituídos e nomeados os membros da Academia Frederiquense de Letras. A nomeação resultou de indicações feitas por diversas entidades da comunidade. Ao todo, 25 nomes foram escolhidos, entre eles, dois professores da UFSM/FW: a Profa. Dra. Márcia Elisa Vanzin Boabaid e o Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, ambos vinculados ao Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM).
Com vínculo vitalício, os membros da academia só poderão renunciar aos seus cargos em caso de mudança de cidade ou óbito. A instituição de letras, aprovada pela Lei Municipal nº 5.105, em 17 de maio de 2023, visa incentivar e valorizar a cultura e a produção literária do município.
Atualmente, a academia está sob a presidência temporária de Elisabete Cerutti, indicada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Além da UFSM/FW e da URI/FW, também houve indicações das seguintes entidades da cidade: Instituto Federal Farroupilha (IFF), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Câmara dos Escritores do Alto Uruguai e o Poder Legislativo Municipal.
Saiba mais: Veja quem serão os membros titulares da Academia Frederiquense de Letras
Texto: Mariana Saldanha, bolsista da Agência Íntegra
Edição: Mariana Marçal, bolsista da Agência Íntegra