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Mais uma rodada de oficinas de diagnóstico do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental



O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Frederico Westphalen, recebeu no dia 27 de novembro uma oficina sobre Diagnóstico Socioambiental Participativo, uma iniciativa do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental no Noroeste do Rio Grande do Sul. O principal objetivo do encontro foi socializar as ações desenvolvidas pelas entidades dentro da temática socioambiental, com destaque para o IFFar FW e o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), que apresentaram suas ações durante o evento.

Participantes da oficina sobre Diagnóstico Socioambiental Participativo

Questões socioambientais do território foram discutidas, com ênfase na maneira como nos relacionamos com nossos recursos naturais, em apresentação feita pelo engenheiro Carlos Eduardo Balestrin Flores e pela química Amanda Schmitt, ambos representantes do CIGRES. Ademais, representantes de universidades, instituições e cooperativas, como URI/FW, UFSM/FW, Creluz, ADMAU, CIGRES e Cooperbio, participaram do evento para compartilhar suas experiências e ações relacionadas ao meio ambiente.

O professor Rangel Fernandes Pacheco apresentou os projetos desenvolvidos pelo IFFar, incluindo o Projeto Agrotecnorte e o Projeto “Big Push para a Sustentabilidade”, ambos voltados ao desenvolvimento sustentável da região. Essas iniciativas são ações de extensão e pesquisa alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tais como ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

Além disso, o professor Getúlio Stefanello destacou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do curso de Técnico em Agropecuária do IFFar FW, que demonstra como os projetos desenvolvidos no campus estão alinhados com o ODS 4 e os pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Por fim, foi realizado um debate em torno de como a comunicação, suas ferramentas e estratégias podem auxiliar no mapeamento de públicos de interesse específicos e na divulgação de projetos como os apresentados, que necessitam de uma maior visibilidade para sua continuidade e ampliação.

O recém-criado PET Educom Clima, dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM/FW, esteve presente para registrar e acompanhar a atividade. A partir de 2025, o PET vai atuar em ações de educomunicação socioambiental de forma colaborativa junto aos projetos do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental do Noroeste do RS.

 

Texto: Franchesco Castro e Marcos Caldeira, bolsistas do PET Educom Clima
Foto: Marcos Caldeira, bolsista do PET Educom Clima
Edição: Mariana Marçal, bolsista da Agência Íntegra

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