A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve representada, nesta segunda-feira, 27/02, na reunião do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), em que foi lançado o Projeto STF na Escola. O encontro, na Sala de Seções da Primeira Turma do Tribunal, em Brasília (DF), contou com a participação de reitores, pró reitores e docentes de universidades públicas que são parceiras do Programa. A UFSM faz parte da parceria desde dezembro de 2022 e foi representada, na reunião, pela professora Luciana Carvalho, do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus Frederico Westphalen e coordenadora do Grupo de Pesquisa Desinfomídia: Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático.
A reunião foi aberta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, e contou com a participação de representantes da Unesco.
O projeto STF na Escola pretende levar aos estudantes e à comunidade escolar informações acessíveis sobre a Corte, desmistificando o funcionamento do judiciário e do estado democrático de direito. Envolve atividades como palestras nas unidades de ensino, visitas ao Tribunal e cartilhas educacionais.
O Programa de Combate à Desinformação do Supremo realiza, desde o início de 2023, a campanha Democracia Inabalada, voltada para ampliar o conhecimento da população sobre a importância da Corte.
Quem é a Luciana Menezes Carvalho
Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Comunicação do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen, onde atua nos cursos de Relações Públicas e Jornalismo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa – Campus São Borja. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestra e Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa ‘Desinfomídia – Estudos Sobre Desinformação no Ecossistema Midiático’ (UFSM / CNPq). Integrante da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD/CNPq). Representante da UFSM na Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Desinformação em Saúde (REDES) e do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ‘Comunicação Institucional e Organizacional’ (UFSM / CNPq). Teve experiência profissional em emissoras de rádio, assessorias de imprensa, agência de comunicação e produtora audiovisual. Tem interesse de pesquisa em mídias sociais digitais, jornalismo e desinformação.
Confira a galeria de imagens do STF.