Organizado por Fabio Frá Fernandes, Marcela Guimarães e Silva e Camila Rodrigues Pereira, a iniciativa surgiu na disciplina Projeto Integrador em Publicidade e Propaganda II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrada por Fabio Frá Fernandes, em parceria com o Grupo de Pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (PPGCIC/Unipampa).
O projeto do livro surgiu como resposta aos desafios enfrentados pelas organizações após as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em maio e junho de 2024, apresentando, em linguagem simples, estratégias de comunicação e relacionamento que podem ser desenvolvidas por diferentes organizações, especialmente aquelas impactadas pela catástrofe que assolou o Estado. A obra, composta por dez capítulos distribuídos em três seções, aborda diferentes temáticas elaboradas pelos estudantes da disciplina, professores e pesquisadores convidados, explorando o potencial da comunicação estratégica e criativa.
Seções e Capítulos do Livro
A obra está dividida em três partes principais, que exploram a comunicação visual, a acessibilidade, o comportamento do consumidor e a inovação em eventos, com ênfase no Metaverso como uma nova fronteira para a realização de experiências marcantes. Os capítulos foram redigidos por especialistas e profissionais que compartilham insights valiosos, aplicáveis a diversos contextos organizacionais:
Parte I: Fundamentos Visuais e Estratégias de Comunicação
- Cores na Comunicação Visual: sistemas, tons e significados – Karen Cristina Kraemer Abreu (UFSM)
- Planejamento estratégico de comunicação – Lana D’Avila Campanella (UFSM)
- Marketing de conteúdo: como começar e melhores práticas – Felipe Ríboli Zanotto e Fabio Frá Fernandes (UFRGS)
- Fotografia: princípios básicos e uso nas organizações – Camila Rodrigues Pereira (Unipampa)
Parte II: Publicidade, Comportamento e Comunicação Acessível
- Comportamento de consumo e publicidade: estratégias e tendências – Larissa Lima da Silva e Fabio Frá Fernandes (UFRGS)
- Endomarketing: estratégias para conquistar o cliente interno – Fabio Frá Fernandes (UFRGS)
- Acessibilidade digital: como criar produtos comunicacionais inclusivos – Yasmin Portes Boeira e Fabio Frá Fernandes (UFRGS)
Parte III: Inovação em Comunicação e Eventos
- Eventos: conceitos e possibilidades para as organizações – Elisa Lübeck (Unipampa)
- Planejamento de comunicação para eventos: estratégias da Câmara Americana de Comércio para criar experiências e engajar seus públicos – Rafaella Tarragô e Fabio Frá Fernandes (UFRGS)
- Eventos no Metaverso: passo a passo para criar o seu – Thiago Depoi Stoll e Marcela Guimarães e Silva (Unipampa)
Ao assinar o prefácio da obra, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FABICO/UFRGS, professor Eduardo Zilles Borba, celebra o potencial do livro como material didático e guia prático para o mercado gaúcho, contribuindo para a retomada das atividades organizacionais após as enchentes.
Disponibilidade
Publicado pela Arco Editores, Comunicação Criativa nas Organizações: Insights e Estratégias está disponível gratuitamente para leitura e download no portal da editora, facilitando o acesso ao conhecimento e reafirmando o compromisso das universidades públicas com a sociedade. A obra é destinada a estudantes, profissionais e organizações que buscam estratégias criativas e eficazes para aprimorar a comunicação em ambientes de incerteza.
Sobre as professoras
Karen Cristina Kraemer Abreu é professora do Departamento de Comunicação da UFSM/FW. Pós-doutora pelo PPG (ProSaúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comerciais de TV e Rádio, Telejornalismo, Radiojornalismo, Cinema e Fotografia.
Lana D’Avila Campanella é professora do Departamento de Comunicação da UFSM/FW. Pós-doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Líder do grupo de pesquisa Comunicação Internacional e suas interfaces com a Cultura e o Poder nas Organizações. Atual Conselheira Suplente do CONRERP 4°Região RS/SC e colunista dos jornais O Alto Uruguai (Frederico Westphalen) e Jornal Popular (Nova Prata).