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Mais uma rodada de oficinas de diagnóstico do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental



O Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Frederico Westphalen, recebeu no dia 27 de novembro uma oficina sobre Diagnóstico Socioambiental Participativo, uma iniciativa do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental no Noroeste do Rio Grande do Sul. O principal objetivo do encontro foi socializar as ações desenvolvidas pelas entidades dentro da temática socioambiental, com destaque para o IFFar FW e o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES), que apresentaram suas ações durante o evento.

Participantes da oficina sobre Diagnóstico Socioambiental Participativo. Foto: Marcos Caldeira

Questões socioambientais do território foram discutidas, com ênfase na maneira como nos relacionamos com nossos recursos naturais, em apresentação feita pelo engenheiro Carlos Eduardo Balestrin Flores e pela química Amanda Schmitt, ambos representantes do CIGRES. Ademais, representantes de universidades, instituições e cooperativas, como URI/FW, UFSM/FW, Creluz, ADMAU, CIGRES e Cooperbio, participaram do evento para compartilhar suas experiências e ações relacionadas ao meio ambiente.

O professor Rangel Fernandes Pacheco apresentou os projetos desenvolvidos pelo IFFar, incluindo o Projeto Agrotecnorte e o Projeto “Big Push para a Sustentabilidade”, ambos voltados ao desenvolvimento sustentável da região. Essas iniciativas são ações de extensão e pesquisa alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, tais como ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

Além disso, o professor Getúlio Stefanello destacou o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do curso de Técnico em Agropecuária do IFFar FW, que demonstra como os projetos desenvolvidos no campus estão alinhados com o ODS 4 e os pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Por fim, foi realizado um debate em torno de como a comunicação, suas ferramentas e estratégias podem auxiliar no mapeamento de públicos de interesse específicos e na divulgação de projetos como os apresentados, que necessitam de uma maior visibilidade para sua continuidade e ampliação.

O recém-criado PET Educom Clima, dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM/FW, esteve presente para registrar e acompanhar a atividade. A partir de 2025, o PET vai atuar em ações de educomunicação socioambiental de forma colaborativa junto aos projetos do Centro de Educação e Cooperação Socioambiental do Noroeste do RS.

Texto: Franchesco Castro e Marcos Caldeira, bolsistas do PET Educom Clima

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