Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Simpósio Internacional “Mulheres no Campo Científico da Comunicação” acontece em dezembro na UFSM

O evento será online e discutirá sobre a desigualdade de gênero na pesquisa científica



No dia 3 de dezembro, será realizado o Simpósio Internacional “Mulheres no Campo Científico da Comunicação”, que reunirá pesquisadoras da área, representantes de conselhos científicos e agências de fomento para debater sobre o tema. O intuito é discutir as desigualdades enfrentadas por mulheres no campo científico da Comunicação, além de encaminhar propostas de mudança a partir dos debates durante o evento.

O simpósio será realizado de forma remota, com início às 14 horas, e contará com emissão de certificado. A programação do evento inclui palestras e uma mesa-redonda sobre políticas, iniciativas e desafios institucionais.

Simpósio Internacional “Mulheres no Campo Científico da Comunicação”.

O encontro contará com a mediação da professora Laura Wottrich, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, pesquisadora do PPGCOM da UFRGS e líder do Laboratório de Experiências Metodológicas na Comunicação (CNPq/UFSM), vinculado à Rede Amlat. Como palestrante, participará Ana Maria Gonzalez Ramos, com o tema “Acertos em território hostil: políticas e iniciativas para promover as mulheres na ciência”.

Para a mesa-redonda, com o tema “Equidade de Gênero na Ciência no Brasil: consequências privadas e desafios institucionais”, foram convidadas Leticia de Oliveira, presidenta da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ; Milena Freire de Oliveira-Cruz, professora da pós-graduação da UFSM, coordenadora do grupo “Comunicação, Gênero e Desigualdades” e integrante da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ; e Ana Lucia Nunes de Sousa, professora e pesquisadora da Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, coordenadora do NEGRECS – Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-raciais na Educação Audiovisual em Ciências e integrante da Associação Brasileira de Pesquisador@s Negr@s.

O evento é promovido pelo projeto “Ser mulher e ser pesquisadora no campo da comunicação: entre papéis sociais e desigualdades na esfera do trabalho e da produtividade acadêmica”, que, desde 2019, mapeia e sistematiza dados sobre a produção científica no campo da Comunicação, com foco nas questões de gênero. Ao longo dos anos e com a sistematização de dados quantitativos e qualitativos sobre o Campo de Comunicação no Brasil, foi percebida a necessidade de ampliar o debate através de encontros coletivos para pensar sobre as desigualdades ainda persistentes na academia.

O simpósio será um espaço de discussão para debater as práticas e estratégias de enfrentamento às desigualdades de gênero na comunidade científica, sendo uma oportunidade de promover a inclusão e fomentar novas articulações em prol de uma ciência mais diversa e equitativa.

Inscreva-se através do link: Simpósio Internacional Mulheres no Campo Científico da Comunicação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-289-1273

Publicações Recentes