Ir para o conteúdo Jornalismo Bacharelado Ir para o menu Jornalismo Bacharelado Ir para a busca no site Jornalismo Bacharelado Ir para o rodapé Jornalismo Bacharelado
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunas e professoras do DECOM participarão da IV Jornada Nucop de Comunicação Pública na FABICO

O Núcleo de Comunicação Pública e Política da UFRGS promove uma jornada anual. Neste ano, será abordada a comunicação pública no contexto das enchentes de maio



O evento acontece nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório 2 da FABICO. O evento reúne, presencialmente, pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, como UFRGS, UFSC, UFPel, UFSM e UFCSPA, e tem como objetivo apresentar as pesquisas em andamento e promover o debate a respeito do papel da comunicação em acontecimentos climáticos, como o que foi vivido. Com o tema “A comunicação pública e as tragédias climáticas das águas no sul”, o Nucop trará para o debate os temas relacionados à comunicação que emergiram a partir da calamidade ocorrida no Rio Grande do Sul em 2024.

IV Jornada Nucop de Comunicação Pública

A abertura ocorre às 18h do dia 21, quinta-feira, e fará um apanhado da cobertura do OBCOMP sobre as enchentes: números gerais, a exposição de imagens captadas no período, apresentados pelas responsáveis de cada área, com a condução da coordenadora do observatório, Fiorenza Carnielli. A noite encerra com o painel “A universidade diante das enchentes do Sul”, formado por representantes da UFRGS, UFCSPA e UFPel.

Na sexta-feira, serão oito painéis para debate dos subtemas relacionados às enchentes, sob a ótica da comunicação pública. Durante a manhã, três painéis abordarão a desinformação ocorrida em meio às enchentes, sendo um deles a respeito do trabalho do Verifica RS. À tarde, as atividades iniciam com a temática das eleições municipais e o acionamento da tragédia climática nas pautas dos candidatos, em que serão apresentadas pesquisas sobre as eleições municipais de Porto Alegre, a observação do tema no HGPE de Porto Alegre e análise dos fluxos comunicacionais de tráfego pago e no TER – SP. A parte final do evento abordará iniciativas para o combate à desinformação em desastres ambientais e a atuação das redes de informação nesses contextos. A festa de encerramento será no Boteco Matita Perê, a partir das 20h.

O Nucop é coordenado pela profª Maria Helena Weber e estuda processos de constituição da comunicação pública, através de sistemas de produção e difusão da informação pública; acontecimentos públicos e debates públicos que abrangem manifestações relacionadas a temas de interesse público que mobilizam as mídias, a sociedade e o Estado. O Nucop coordena o Observatório da Comunicação Pública, que conta com o apoio da UFRGS e do CNPq e tem como participantes as universidades UFSM, UFSC, UFPel, Unipampa, UnB, Universidade de Sorbonne, doutorandos, mestrandos e egressos no Núcleo de pesquisa.

Na manhã do dia 22 de novembro, sexta-feira, as professoras Prof. Dra. Janaína Gomes (UFSM-FW) e Prof. Dra. Luciana Carvalho (UFSM), junto com as estudantes de jornalismo da UFSM-FW Emilly Rodrigues e Gabrieli Ferla, apresentarão o tema “A desinformação sobre enchentes e a produção de verdade” no painel II com a pesquisa “Jornalismo Sonoro no Combate à Desinformação e Crise Climática: ação de extensão ‘Verdade ou Mentira?’” realizado pela UFSM, os projetos de extensão OBCOMP-FW e Mão na Mídia (UFSM-FW) e os projetos de pesquisa em Desinfomídia e Plataformização, com a mediação do Prof. Dr. Carlos Locatelli (PPJor/UFSC).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-289-1271

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes