Em 2016, ocorreu o primeiro Simpósio Internacional de Comunicação – SIC, que marcou a primeira década de funcionamento do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. O evento recebeu cinco palestrantes e somou 92 trabalhos sobre Comunicação e processos socioculturais; Comunicação, linguagens e narrativas; Comunicação e organizações; e Comunicação, interações e tecnologias; que estão disponíveis nos anais.
Exatos dois anos depois, acontecerá a segunda edição do SIC, do dia 22 a 24 de agosto. Foram confirmados oito palestrantes, que contemplarão os participantes do evento com troca de conhecimentos sobre temas oriundos da Alteridade e das práticas sociais. Um dos objetivos do Simpósio é propiciar um espaço para o debate científico sobre questões emergentes do cenário comunicacional, em especial acerca da interface entre processos de comunicação e transformação social. Além disso, busca abrir linhas de diálogo e intercâmbio entre diferentes pesquisadores, graduandos a doutores.
O Departamento de Ciências da comunicação, segundo a chefe Cláudia Moraes, considera de extrema importância consolidar eventos em um campus do interior, principalmente porque um dos objetivos do DECOM é efetivar o projeto de criação do mestrado em comunicação. A expectativa para o evento é que seja de qualidade como o primeiro e que as pessoas que estiveram na primeira edição retornem e outros pesquisadores venham para “discutir seus projetos e acrescentar conhecimento às suas trajetórias de pesquisa”, conclui Moraes.