O Laboratório de Estatística e Manejo Florestal (LEMFLOR) conquistou o primeiro lugar na área de Silvicultura no 11° Simpósio Brasileiro da Pós-Graduação em Ciências Florestais, que aconteceu entre os dias 08 e 11 de novembro, em Curitiba-PR.
A pesquisa digna do primeiro lugar, dos alunos Kellin Andrighetto, Gabriel Waimer, Breno Magno e Janaíne Jachi e orientado pelos professores Felipe Turchetto e Adriana Maria Griebeler, é intitulado “Interação entre fertilizante organomineral granulado e inoculação com Trichoderma harzianum no crescimento de cordia americana”. Conforme Kellin, uma das alunas, a suinocultura está crescendo cada vez mais e, com isso, há também um crescimento na produção de dejetos suínos que, por possuírem grande concentração de nutrientes, torna-se poluentes ao meio. “Como forma de amenizar esse problema, foi feito o fertilizante organomineral à base do dejeto suíno e com o pó de rocha, com o objetivo de dar um destino adequado para esses dejetos. E também utilizando o T. harzianum porque há estudos que mostram que esse tipo de fungo ajuda no desenvolvimento de plantas. Conseguimos concluir que a utilização do fungo com o fertilizante organomineral promovem um maior crescimento da C. americana. Além disso, a utilização do fertilizante, por disponibilizar mais nutrientes às plantas, acaba contribuindo para uma maior alocação de biomassa para plantas jovens de C. americana.”, destacou
O evento, que acontece a cada dois anos, é voltado para a importância que a ciência tem em desenvolver novas tecnologias, focando na busca pela inovação para o setor florestal. No evento, houve a participação de alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores do setor privado de todo o país.