O Grupo de Estudos do polo de apoio presencial de São Lourenço do Sul foi criado pela tutora presencial Maria das Graças Kohn Rodrigues e intitulado como “Café e Saberes”.
Os encontros ocorrem semanalmente conforme demanda, normalmente nas quintas-feiras.
Segundo a tutora, “Estes encontros presenciais são fundamentais para a aprendizagem e formação do aluno. Além de ser um espaço para tirar dúvidas referentes as atividades das disciplinas do curso é uma proposta pensada no fortalecimento dos alunos, enquanto grupo. O café é um dos elementos que favorecem o interação entre os participantes e teve como inspiração as palavras de Madalena Freire, dizendo que “é comendo junto que os afetos são simbolizados, expressos, representados, socializados, pois comer junto, também é uma forma de conhecer o outro e a si próprio. A comida é uma atividade altamente socializadora num grupo, porque permite a vivencia de um ritual de ofertas. Exercício de generosidade. Espaço onde cada um recebe e oferece ao outro seu gosto, seu cheiro, sua textura, seu sabor.” Com este espírito de construção de grupo e de conhecimento as atividades são direcionadas para uma partilha de saberes entre os participantes.”
Ao abordar as atividades desenvolvidas no segundo semestre, a tutora ressalta que “Os alunos do polo de São Lourenço do Sul, através dos encontros do Café e Saberes, estão se dedicando muito ao estudo de conteúdos para as avaliações do segundo semestre”.
A tutora está presente no polo de segunda à sexta-feira, das 18 às 22 horas.
As imagens abaixo representam encontros presenciais realizados no polo.
As alunas Aline e Janaína, juntamente com a tutora presencial Maria, do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Polo de São Lourenço do Sul participaram no dia 22 de agosto do 3º Compartilhando Saberes.
Os trabalhos apresentados foram:
- “A importância das escolas multisseriadas no município de de São Lourenço do Sul”, dos alunos Aline Bandeira Blank, Janaína Bueno e Matheus Schnnor.
- “Educação do Campo: primeiros passos da caminhada”, da aluna Tania Laude e da tutora presencial do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Maria das Graças Rodrigues.