Dispensa ou aproveitamento de disciplinas
A dispensa de disciplinas deve ser realizada via Portal do Aluno, através de preenchimento de formulário online, na aba “Alteração Curricular”. Recomenda-se que o aluno solicite a dispensa de matrícula após o final de cada semestre e antes do período de matrículas, uma vez que os processos poderão ser analisados no prazo de até 30 dias após o recebimento.
Para mais informações de como proceder, acesse o Manual de Dispensa Online.
Atestado de Frequência
Para obter o atestado de frequência, o aluno deve preencher o formulário de Informações para a Emissão de Atestado de Frequência, que deve ser assinado pelo professor de pelo menos UMA disciplina. O formulário devidamente preenchido deve ser encaminhado via e-mail ao professor para que faça a abertura de processo via PEN/SIE, processo “Ato de emissão de declarações e atestados a aluno de graduação (125.43)”, para que faça a devida assinatura eletrônica. O formulário pode ser adquirido aqui.
Informações Gerais Sobre a Matrícula e Ajuste de Matrícula
Os prazos e instruções gerais sobre a matrícula no semestre 2024/2 você encontra disponível aqui.
Para melhor atender os alunos, o pedido de ajuste de matrícula, durante a primeira semana de aula, é realizado através de um formulário, conforme consta nas instruções de matrícula.
Os horários das disciplinas do curso de Engenharia Mecânica estão disponíveis em “Estrutura Curricular” -> “Horários de Disciplinas”.
As equivalências de disciplinas entre o novo e o antigo currículo (válido a partir do semestre 2024/2), assim como os pré-requisitos das disciplinas, você encontra aqui.
Como funciona o formulário de ajuste de matrícula?
O aluno deve preencher o formulário, nos dias estipulados pela coordenação do curso, com as disciplinas que deseja excluir ou acrescentar, POR ORDEM DE PRIORIDADE. A Secretaria, após esse prazo, repassará esses formulários aos coordenadores de cada curso que irão avaliar toda a demanda, de acordo com as vagas disponíveis e critérios pré-estabelecidos. Após analisar os pedidos, o coordenador irá realizar no sistema a matrícula dos alunos que conseguiram as vagas.
1) É de responsabilidade do aluno verificar em quais disciplinas ele foi efetivamente matriculado, no Portal do Aluno ou na Secretaria dos Cursos.
2) O aluno poderá solicitar disciplinas tanto do seu curso, quanto de outros cursos do CAMPUS CACHOEIRA DO SUL.
3) É possível solicitar a mesma disciplina em cursos diferentes, com ordem de prioridade. Exemplo: Gostaria de cursar Física I, no curso de Eng. Agrícola (CSEA4004), mas caso não consiga, gostaria de ser matriculado na Física I da Eng. Elétrica (CSEE4009). Dessa forma, você deve colocar Física I da Agrícola no campo 1 e Física I da Elétrica no campo 2. Os pedidos de matrículas em disciplinas de outros cursos serão analisadas ao final e serão efetivadas se houver vaga disponível. Antes de realizar a solicitação, recomenda-se que o aluno consulte a tabela de equivalência de disciplinas que encontra-se na página do curso.
4) Os horários estarão sempre disponíveis antes do período de matrícula na página de cada curso (em “Cursos” -> “Graduação”). Na página de cada curso, também é possível verificar o nome das disciplinas e seus códigos (em “Currículo” -> “Sequência Aconselhada”) ou em “Estrutura Curricular” -> “Horários de Disciplinas”.
5) As solicitações de matrícula em turmas de outros cursos de graduação que não fazem parte do currículo do curso de Engenharia Mecânica do Campus UFSM em Cachoeira do Sul só serão autorizadas se estiverem de acordo com a resolução 015/1999 da UFSM.
Trancamento Parcial e Total do Semestre
O Trancamento parcial (trancamento de disciplinas) e o trancamento total do semestre será realizado nos prazos e meios que constam no calendário acadêmico da UFSM e nas instruções de matrícula.
O trancamento de disciplina poderá ser realizado pelo próprio aluno através do portal do aluno da UFSM.
O trancamento total do semestre deverá ser solicitado a Coordenação do Curso (mecanica.cs@ufsm.br) ou a Secretaria dos Cursos (cs.cursos@ufsm.br). As solicitações de trancamento total serão analisados no prazo de 48 horas úteis.