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Curso de Engenharia Elétrica da UFSM-CS recebe conceito 5 na Avaliação do MEC



Entre os dias 19 e 21 de junho, o curso de Engenharia Elétrica, atualmente coordenado pelos professores Celso Becker Tischer e Paulo César Vargas Luz, passou pelo processo de recepção da Comissão de Avaliação Externa Virtual in loco, para fins de realização da Avaliação de Reconhecimento junto ao Ministério de Educação (MEC). 

Ao fim da avaliação, o curso recebeu conceito 5, nota máxima que pode ser atribuída a um curso de graduação. Durante os dias em que os avaliadores estiveram conhecendo o campus e o curso, foram realizadas visitas através de vídeo pelas instalações da UFSM-CS, entre elas: ambientes de docentes em tempo integral; sala da coordenação de curso; sala coletiva de docentes; salas de aula; laboratórios de informática; biblioteca; laboratórios didáticos; secretaria do curso, sistema de registro e controle acadêmico, auditório e outros ambientes pertinentes ao curso avaliado. Além disso, a comissão também se reuniu com docentes, técnicos administrativos e estudantes de Engenharia Elétrica.

A comissão, após análise documental e de acordo com a vistoria, considerou atendidos todos os requisitos legais e normativos, atestando a excelência do curso de Engenharia Elétrica de Cachoeira do Sul. De maneira especial, a comissão destacou dentre os pontos positivos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), elogiando a elaboração e solidez do mesmo.

Durante a visita, observou-se que a Instituição tem junto ao coordenador um trabalho de acompanhamento de perto do processo ensino-aprendizagem e conta com a atuação da Comissão Própria de Avaliação. Além disso, após aplicadas as avaliações, o curso analisa criticamente os resultados obtidos de forma a melhorar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem, concretizando um ciclo de planejar, fazer, checar e agir. 

PPC atualizado foi destaque para comissão avaliadora

O Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Elétrica teve sua atualização iniciada em 2019, buscando o atendimento as diretrizes curriculares nacionais para engenharia (DCNs), a curricularização da extensão, a redução da evasão, a formação baseada em resolução de problemas, os projetos integradores e o desenvolvimento de competências técnicas desde o primeiro semestre do curso. A reforma do PPC da Engenharia Elétrica foi realizada visando o comprometimento com as políticas de ensino, pesquisa e extensão da UFSM, contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), focada na educação inclusiva, cidadã, autônoma e empreendedora, inovadora e com permanente qualificação com interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Assim, o curso oferece um conjunto de conteúdos curriculares de formação geral e de caráter optativo que possibilita ao discente desenvolver atividades que estimulem a formação de uma consciência social, ética e moral. As disciplinas e atividades pertencentes a estrutura curricular do curso são agrupadas em quatro trilhas de aprendizagem, sendo: Trilha Fundamentos da Engenharia; Trilha Introdução ao Mundo Tecnológico; Trilha Tecnologias e Aplicações; e Trilha Consolidação do Conhecimento. De acordo com o PPC do curso, a estrutura curricular é existente e implementada, apresenta uma carga horária compatível com o curso e evidencia a articulação da teoria com a prática.

Além disso, a infraestrutura que atende ao curso atualmente é nova. As construções ficaram prontas no período da pandemia (2020 a 2022). Foram investidos, segundo relatos obtidos nas reuniões, mais de 1.5 milhões de reais em materiais, equipamentos e insumos para laboratórios. Na visita in loco aos laboratórios de formação específica, por exemplo, foram apresentados dois laboratórios: um deles destinados às práticas dos conteúdos das disciplinas de Eletrônicas, circuitos elétricos, telecomunicações e prototipagem; e o outro, destinado aos conteúdos de máquinas elétricas, associação de transformadores, instalações elétricas, sistemas de automação com uso do CLP e integração com sistemas supervisórios, energias renováveis e acionamentos de máquinas. Os laboratórios possuem espaço físico condizentes e suportam as necessidades do curso, apresentam conforto, manutenção periódica e disponibilizam equipamentos em quantidades suficientes para desenvolvimento de suas práticas.

Já na visita in loco à Biblioteca, verificou-se que todo o acervo está tombado e informatizado. O acervo da bibliografia possui exemplares disponíveis fisicamente, no entanto, existe o acervo virtual, todos referendados pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), e adequados em relação às unidades curriculares apresentadas no PPC 2023. Portanto, o curso de Engenharia Elétrica da UFSM-CS tem, atualmente, condições de oferecer aos discentes uma formação teórica e prática com excelência, potencializando o processo de ensino aprendizagem e contribuindo para formação de um egresso qualificado.

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