O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM Campus Cachoeira do Sul foi criado no dia 19 de outubro de 2016. De acordo com o artigo 3º, da Resolução 031/2017, que normatiza o Núcleo Docente Estruturante, são atribuições do NDE, entre outras:
- elaborar o projeto pedagógico do curso e conduzir os trabalhos de alteração e/ou reestruturação curricular;
- zelar pelo perfil profissional do egresso do curso;
- supervisionar e apoiar as formas de avaliação e acompanhamento do projeto pedagógico do curso definidas pelo colegiado;
- conduzir os trabalhos de alteração e/ou reestruturação curricular para aprovação no colegiado de Curso, e demais instâncias institucionais, sempre que necessário;
- zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso e demais marcos regulatórios;
- indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão e suas articulações com a pós-graduação, oriundas das necessidades do curso de graduação, das
exigências do mundo do trabalho, sintonizadas com as políticas públicas próprias à área de conhecimento.
O NDE se organiza de forma estratégica incluindo os seguintes núcleos: acompanhamento do PPC; ações de ensino, pesquisa e extensão; ações para estágios. A estrutura do NDE do curso de Engenharia de Transportes e Logística da UFSM Campus Cachoeira do Sul é apresentada na Figura 1.
Figura 1 – Estrutura organizacional do NDE
Visando o alinhamento estratégico com as políticas da UFSM, com o Campus UFSM Cachoeira do Sul e com Coordenação do Curso, definiram-se os seguintes propósitos para missão, visão e valores do NDE:
Missão: Buscar o acompanhamento e atuação no processo de concepção, implementação, avaliação contínua das ações pedagógicas envolvidas em ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de profissionais capazes de inovar e contribuir por meio de suas capacidades conceituais, técnicas e humanas, para a sociedade e as organizações.
Visão: Ser referência no desenvolvimento, integração e inovação pedagógica em ensino, pesquisa e extensão, para que o Curso de Engenharia de Transportes e Logística seja reconhecido no país pela excelência, pelo aprendizado e formação crítica e reflexiva de um egresso capaz de traduzir as demandas e oportunidades em negócios, criando soluções que promovam o desenvolvimento local, regional e nacional nas áreas de transportes, logística e infraestrutura.
Valores: Ética; excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; pro-atividade; inovação; responsabilidade e integridade.
Os membros do do NDE do Curso, designados pela portaria de pessoal nº39, DE 01 de Novembro de 2023, são:
Presidente: João Rodrigo Guerreiro Mattos.
Vice-presidente: Thaís Aquino dos Santos.
Secretária: Carolina Kühn Novakoski.
Demais membros: Lucas Delongui, Lucinéia Fabris, Vanessa Teresinha Alves, Brenda Medeiros Pereira, Régis Leandro Lopes da Silva, Adriano Quilião de Oliveira.
Os núcleos do NDE são formados pelos seguintes membros:
Núcleo de Acompanhamento de PPC: Adriano Quilião de Oliveira, Brenda Medeiros Pereira, Lucas Delongui e Lucineia Fabris;
Núcleo de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão: Régis Leandro Lopes da Silva, Thaís Aquino dos Santos e João Rodrigo Guerreiro Mattos.
Núcleo de Ações de ações para Estágio: Vanessa Teresinha Alves e Carolina Kuhn Novakoski.
Atas das Reuniões do Colegiado (Clique aqui)
A seguir apresenta-se o regimento do NDE.