É um microblog que oferece espaço reduzido de 280 caracteres para o usuário postar sua mensagem. O Twitter não diferencia contas de pessoas físicas e organizações.
O Twitter é a rede social considerada mais “instantânea”. Apresenta os “trending topics”, isto é, os temas mais falados do momento neste site. A linha do tempo do Twitter é apresentada em modo cronológico, ou seja, não há algoritmos que possam influenciar na relevância do post. Por isso, é preciso ficar atento à quantidade de tweets e aos horários publicados. A linguagem utilizada no Twitter é informal, buscando divulgar informações “rápidas”, conhecidas como manchetes, e interagir com o público de forma descontraída.
Porém, quando o usuário escolher a opção “DESTAQUES”, os algoritmos do site mostrarão tweets que talvez não tenham sido visualizados ou aqueles que o sistema considera pertinentes ao usuário. A interação da publicação ocorre por meio de replys (respostas), retweets (compartilhamentos) e curtidas. Essas interações determinam a “vida útil” (tempo de aparição) do tweet publicado.
Orientações para Conteúdo
- TIPOS DE TWEET: poderão ser publicados links diretos para notícias do sítio, imagens, gifs e vídeos. Os tweets poderão ser publicados sem link para mais informações, desde que seja possível informar o conteúdo necessário nos 280 caracteres disponíveis em 1 tweet.
- MENÇÕES: é importante fazer menção a outros perfis ligados à UFSM, sempre que possível.
- RETWEET: recomenda-se o retweet somente de publicações de páginas oficiais do Governo Federal (MEC, MCT, etc.), bem como de páginas de outros setores da UFSM.
- GIFS: no Twitter, os gifs podem ser inseridos diretamente da ferramenta.
- LINKS: não é necessário utilizar encurtadores de link, pois o próprio Twitter faz essa função.
- MEMES: no Twitter, os memes são a principal a principal forma de expressão. Então, é necessário que sejam usados para o sucesso do perfil.
- THREADS: atualmente, é comum no Twitter dar continuidade à publicação através dos comentários. Veja o exemplo abaixo.