O Instagram é uma rede social de publicação de fotografias/imagens e vídeos diversos. É possível compartilhar fotografias tratadas (com filtros e edições) do próprio Instagram para outras redes sociais como Facebook e Twitter. O Instagram possui dinâmica de conteúdo diferente do Facebook. O objetivo do Instagram se caracteriza no feed, quase como um álbum de fotos/uma exposição de arte. A rede é a que mais cresceu em 2018 e conta, atualmente, com 1 bilhão de usuários. O Brasil é o quarto país que mais usa o Instagram.
Assim como no Facebook, no Instagram há dois tipos de contas: as de pessoas físicas e as públicas (para empresas, blogs pessoais). A diferença entre elas é que na segunda é possível receber os relatórios de alcance e visibilidade da página.
Quaisquer que sejam as páginas, públicas ou de pessoas físicas, é possível curtir e comentar as fotos/vídeos. O Instagram determina o intenso uso de hashtags (#) para que seja possível encontrar imagens correlatas ao tema da #, por exemplo, #UFSM.
Em 2016, uma atualização do Instagram fez surgir os Stories – publicações que são disponibilizadas somente por 24 horas no formato retrato e tratam de conteúdos mais instantâneos, como avisos rápidos, coberturas de eventos, etc. Os stories, pela sua característica temporária, indicam a criação de conteúdos voltados para o dia-a-dia.
Orientações para Conteúdo
• FEED: privilegia-se uma preocupação estética, uma vez que o Instagram tem em sua base a divulgação de fotos e vídeos. Dessa forma, é possível divulgar conteúdos artísticos, informativos e de relacionamento, desde que esses atentem ao cuidado estético. Fotógrafos devem receber os créditos de suas fotos publicadas.
• REPOST: é possível fazer o repost de fotos feitas por outros usuários do Instagram. Recomenda-se o compartilhamento de imagens que representem os campi e/ou projetos e o cotidiano da UFSM de forma positiva e que estejam marcadas com alguma hashtag determinada pelo setor ou que marque o próprio setor;
• LEGENDAS: as legendas utilizadas em posts do Instagram devem ser alinhadas com a proposta da fotografia. Veja aqui como usar a legenda para engajar mais o público curtidor. É importante NÃO usar link na legenda, pois demonstra desconhecimento da ferramenta – o Instagram não permite acessar links via legenda, por isso os usuários usam a frase “Link na Bio” ou “Link no perfil” em suas legendas.
• HASHTAGS: no Instagram, além de indexarem e categorizarem conteúdos, as hashtags são utilizadas para promover e aumentar visibilidade do post. Portanto, use de forma a descrever a foto e preferencialmente com hashtags que indiquem a UFSM como #UFSM #SouUFSM #UFSMPM #UFSMFW #UFSMCSS. Segundo o TecMundo, as 5 hashtags mais utilizadas no Brasil são: #tbt, #love, #brasil, #amor e #instagood.
• STORIES: as publicações nos stories assumem um propósito diferente, já que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Por isso, é possível divulgar notícias, editais, campanhas, agenda da Universidade, cobrir eventos em tempo real, dar avisos. Os recursos para a construção dos stories podem e devem ser utilizados, tais como textos, hashtags, GIFs, emojis, localização e outras ferramentas como enquetes e perguntas.
Periodicidade
É indicado que no Instagram haja de duas a três postagens por semana, no mínimo.
É possível montar/programar o feed do Instagram através da periodicidade da página, de forma que haja uma padronização dos dias que serão postadas as fotos, como por exemplo, toda segunda e quinta-feira.
Para os stories, é imprescindível que seja veiculado pelo menos um por dia, tendo o cuidado de postar, no máximo, 5 a 6 stories por vez. Os stories podem ser utilizados também para auxiliar na divulgação de posts do feed. Para conseguir mais visualizações, publique os stories em diferentes horários do dia.
Se a decisão for por postagens em dias fixos, hashtags podem ser utilizadas de acordo com as datas, como #motivacionaldesegunda (ver abaixo).
Ou pode-se utilizar a hashtag mais conhecida do mundo #TBT (Throw Back Thursday, em português significa lembrança de quinta-feira). Ela deve ser postada obrigatoriamente nas quintas-feiras com fotos antigas de fatos históricos, memórias, atividades anteriores. A utilização dessa hashtag faz com que a publicação tenha mais visualizações.