O Facebook pode ser considerado, atualmente, a maior rede social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos, conforme relatório divulgado pela empresa em janeiro de 2019. É uma ferramenta voltada para a interação dos usuários, o que nos indica ser necessária a divulgação de conteúdos de interesse geral. Quando os conteúdos são de interesse do público-alvo da página, eles estimulam os seguidores a curtir e compartilhar (seja por compartilhamento direto no feed ou pela marcação de outros usuários nos posts).
A ferramenta possibilita a utilização de links, fotografias, vídeos e enquetes nos posts em páginas. A criação de conteúdos precisa ser construída de forma direta, objetiva e adaptada ao público da página. No Facebook, há algoritmos e posts patrocinados que interferem na apresentação dos conteúdos ao público. Em virtude disso, é importante estar atento às dicas de produção de conteúdo para esta rede.
É possível criar um PERFIL ou FANPAGE (página no Facebook). A ferramenta possibilita, ainda a criação de GRUPOS (aberto, privado e secreto) e EVENTOS (aberto, privado e secreto), de acordo com as necessidades do setor. A opção PERFIL se limita às pessoas físicas. Todo e qualquer curso, departamento, projeto ou grupo de pesquisa, com características de pessoa jurídica, deve criar uma FANPAGE. Através da FANPAGE, é possível publicar informações no feed de notícias, interagir com seguidores e fazer a mensuração do alcance e do engajamento do público.
GRUPOS são indicados para turmas, grupos de pesquisa, setores, moradores da casa de estudante que querem discutir informações que não são públicas, mas destinadas às pessoas pertencentes ao GRUPO.
EVENTO, como o próprio nome já diz, serve para criar e divulgar eventos, atividades, seminários, congressos, campanhas com período determinado. Para esse tipo de atividade (com data definida) não são indicadas FANPAGES.
É interessante manter uma linguagem leve, aproximando-se de textos informais. Os textos das publicações deverão estimular a participação, a resposta e o estabelecimento do diálogo da instituição com os seus seguidores.
Orientações para Conteúdo
As publicações devem remeter a informações relevantes a respeito do setor. A ideia central é deixar o público a par dos eventos, notícias, ações e conteúdos relacionados à temática da fanpage.
É importante ter em mente que o público pode não entender o que estamos querendo divulgar. Por isso, é necessário que os posts tenham informações completas, ou seja, que contenham informações sobre: o que, como, onde, por que e quando acerca do assunto a ser divulgado. Mesmo que se compartilhe um link com a matéria completa sobre o conteúdo, é aconselhável um texto introdutório – e curto, com no máximo 5 linhas – convidando o seguidor à leitura.
Confira exemplos de posts inadequados e adequados no Facebook:
O Facebook permite a utilização de recursos como emojis (carinhas), hashtags (#), fotos, ilustrações, cards, vídeos, gifs, memes, marcações de outras páginas e pessoas, sentimentos e localização. Saiba como usá-los:
- IMAGEM DE PERFIL: deve ser impessoal e representar o setor e/ou grupo produtor do conteúdo. Para uso de marcas, basear-se no Guia de Identidade Visual da UFSM.
- CAPA: deve ser impessoal e representar o setor e/ou grupo produtor do conteúdo, porém pode ser atualizada de forma sazonal (outubro rosa, novembro azul, etc.) e planejada para contemplar campanhas institucionais, como por exemplo #SouUFSM, Descubra, etc.
- EMOJIS: o uso é recomendado para deixar a linguagem informal e tornar a publicação mais visual. A regra é: menos é mais.
- HASHTAGS: as hashtags são utilizadas para categorizar e indexar conteúdos nas redes sociais, é importante ter esse conhecimento em mente para sua utilização. No Facebook, indica-se usar até três hashtags, relacionadas ao assunto principal da publicação e/ou a campanhas institucionais, como os exemplos a seguir: #Cultura #MeioAmbiente #UFSM #SouUFSM #SetembroAmarelo #SISU, etc.
- FOTOS: fotografias funcionam bem no Facebook, pois chamam a atenção na linha do tempo. Fotógrafos devem receber os créditos por suas fotos. Se o número de fotos for maior que cinco, indica-se a criação de um álbum (as informações publicadas na descrição tornam-se o próprio post). Assim, o conteúdo fica organizado na linha do tempo. É necessário ter um cuidado com a qualidade técnica e estética da imagem. Os tamanhos ideais são 1010 x 1080px (quadrado) ou 1350 x 1080px (vertical) e 1200 x 628px (horizontal). É importante fazer a descrição da imagem para acessibilidade.
- ILUSTRAÇÕES E/OU LAYOUTS: o Facebook indica a utilização de layouts e ilustrações em formato quadrado, preferencialmente nos tamanhos ideais são 1010 x 1080px (quadrado) ou 1350 x 1080px (vertical) e 1200 x 628px (horizontal). Esses tamanho é o exato para que os usuários não precisem abrir a imagem para enxergar o conteúdo completo dela. Além disso, a visualização nesse formato fica facilitada em dispositivos móveis. Observação: se for criar layouts, opte sempre pelo modo de cor RGB. Muito cuidado com imagens em baixa qualidade: “pixelização” e imagens encolhidas e/ou esticadas demonstram falta de cuidado e profissionalismo. É importante fazer a descrição da imagem para acessibilidade.
Confira os exemplos abaixo:
- VÍDEOS: vídeos geram interação com o público das páginas, por isso é considerado um recurso importante, desde que postado diretamente no Facebook em função de gerar mais visualizações e alcance na plataforma. Se decidir usar esse recurso, opte por produções que respeitem a acessibilidade (O Facebook já disponibiliza a opção de gerar legenda). É importante ser o mais direto possível, pois de acordo com as estatísticas, as pessoas visualizam os primeiros 10 seg. Por isso, para mídias sociais, sugere-se que os vídeos não ultrapassem 2 min.
- GIFS: a utilização de gifs é bem-vinda no Facebook. Para o uso correto, você deve baixar o gif de um repositório, postá-lo como um vídeo e não apenas inseri-lo na publicação, caso contrário, o movimento do gif não aparecerá.
- MEMES: É possível e indicado usá-los desde que considerados os objetivos da página, sem que se ofenda nenhum público.
- MARCAÇÕES (DE PESSOAS, PÁGINAS, SENTIMENTO E LOCALIZAÇÃO): Sempre que possível e que houver relação com o conteúdo da postagem, marcar nas publicações (ver mais clicando aqui) as páginas correspondentes aos setores da UFSM e as pessoas (diretores, pró-reitores) presentes na foto. Marcação de localização e de sentimento devem ser usadas com parcimônia, somente quando forem necessários ao conteúdo do post.
- COMPARTILHAMENTO: recomenda-se a utilização moderada do compartilhamento, já que conteúdo compartilhado não atinge um alcance tão grande quanto uma publicação original. Caso seja necessário, prezar por compartilhamento de páginas da UFSM, outras IFES ou Governo Federal. Atente para que os compartilhamentos sejam relacionados aos objetivos de sua página.
- PUBLICAÇÃO CRUZADA: o Facebook lançou a ferramenta de publicação cruzada, em que páginas parceiras conseguem publicar os mesmos vídeos sem a necessidade de compartilhamento. As métricas são contabilizadas de forma conjunta e aumentam o alcance e engajamento dos usuários. Veja como fazer:
Em Configurações – Publicação Cruzada, é possível adicionar fanpages para publicação cruzada de vídeos ou ver as fanpages que solicitaram fazer publicação cruzada com a sua.
Embaixo dos rascunhos, ficam disponíveis os vídeos que outras páginas habilitaram para publicação cruzada com a sua.
No Estúdio de Criação, ao postar um vídeo, nas Opções de publicação, é possível disponibilizar para outras páginas.
Periodicidade e Alcance
A periodicidade é fator determinante nas redes sociais, em especial no Facebook. Os algoritmos que interferem no alcance dos posts estão ligados diretamente com a frequência das publicações. Por isso, indica-se que haja, no mínimo, um post por semana, sendo o ideal um post por dia.
Indica-se, também, que sejam feitos testes para estabelecer a periodicidade, já que é necessário ser específico a cada página, em função do público diferenciado. Como testar? Poste uma vez por dia numa semana, duas vezes por dia na outra semana… faça a análise e quantifique curtidas e alcances dos posts. Assim, você terá uma visão da periodicidade ideal para o público de sua página.
Se for necessário postar mais de uma vez no mesmo dia, é importante que que se tenha cuidado no horário das publicações. Indicamos que seja feito um intervalo significativo, entre 6 a 8 horas de diferença. Programe publicações para que esse tipo de situação não seja frequente já que, normalmente, os algoritmos da ferramenta tendem a diminuir o alcance das publicações, caso as mesmas não tenham sucesso de interação.