Existem ferramentas que contribuem para a melhor utilização das redes sociais. Veja alguns exemplos abaixo:
- TWEETDECK: permite visualizar várias timelines e contas do Twitter, programar Tweets para publicação no futuro, criar coleções de Tweets e muito mais. https://tweetdeck.twitter.com/
- BIT.LY: é um encurtador de links. Quando você divulgar algum link no Facebook, é indicado que você faça o encurtamento para que ele fique mais legível e mais “bonito” na publicação. Além disso, a ferramenta Bit.ly possibilita monitorar quantas vezes o link encurtado foi acessado. Vale lembrar que o Instagram não aceita links nas legendas das fotos e que o Twitter encurta os links publicados por conta. https://bitly.com/
- CANVA: é um programa online para criação de cards e layouts em diversos formatos. No Canva, é possível criar layouts com os tamanhos certos para as redes sociais de forma facilitada e intuitiva, com diferentes cores, imagens e tipos de textos. https://www.canva.com/pt_br/modelos/
- AGENDAMENTO DE POSTS VIA FACEBOOK: o Facebook oferece a ferramenta de agendamento no Estúdio de Criação e a ferramenta de agendamento para Instagram está em desenvolvimento pela mesma plataforma. Confira abaixo como realizar agendamento de publicações no Facebook:
![Tutorial para agendar post no Facebook 1](https://www.ufsm.br/comunicacao/guiamidiassociais/wp-content/uploads/sites/812/2020/03/Agendar-post-Facebook.jpg)
![Tutorial para agendar post no Facebook 2](https://www.ufsm.br/comunicacao/guiamidiassociais/wp-content/uploads/sites/812/2020/03/Agendar-publicação-no-Face.jpg)
![Tutorial para agendar post no Facebook 3](https://www.ufsm.br/comunicacao/guiamidiassociais/wp-content/uploads/sites/812/2020/03/Agendar-publicação-no-Face2.jpg)