Redes sociais precisam de engajamento e interação com o público. Nesse sentido, o gestor de uma rede social deve estar atento a memes, histórias, datas comemorativas e trending topics da internet, buscando utilizá-los relacionando à realidade da UFSM.
- RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO: duas ações feitas nos Stories da UFSM-FW que se encaixam nesse contexto. Lembre-se que as redes sociais são compostas de pessoas e que é possível falar da Universidade e/ou do seu projeto de forma leve e descontraída para chamar a atenção do público e gerar sentimento de pertencimento.
- MARCAÇÃO DE PESSOAS/SENTIMENTO/LOCALIZAÇÃO: marcar pessoas e entidades que aparecem nas imagens ou colaboram com a temática do post ajuda a divulgar mais o conteúdo. Dessa forma o conteúdo aparece em várias linhas do tempo e pode ser curtido ou compartilhado por mais pessoas.
- MÉTRICAS: na aba “Informações” do Facebook, é possível analisar o perfil do público da página, em quais horários estão online e mais predispostos a interagir com os conteúdos publicados. Além disso, vale analisar quais conteúdos são mais engajadores para o público da página, por exemplo, fotos, vídeos, textos curtos ou longos.
- ADAPTAÇÃO DO CONTEÚDO AO PÚBLICO: em qualquer rede social, seja ela Facebook, Instagram ou Twitter, a análise cuidadosa a respeito do público, sobre suas preferências, formas de utilização da redes, tipos de conteúdos preferidos garante que você possa refazer seu planejamento de conteúdo, adaptando-o para a realidade do seu projeto/centro. Esse é um dos principais papéis do gerenciador de redes sociais.
- STORYTELLING: é uma técnica utilizada para “contar histórias”. Essa técnica têm rendido mais visibilidade e alcance nas redes sociais. Busque e divulgue histórias relacionadas a projetos, professores, técnicos, criação do curso, etc.
- ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES DAS REDES: acompanhar memes, trending topics, atualizações das redes sociais, notícias e aplicar isso nas redes denota atualização e gera empatia com o público.