Uma colação de grau, pela importância da solenidade, é repleta de regras. Abaixo, você encontra um documento editável de um cerimonial de colação de grau na Universidade Federal de Santa Maria.
Abaixo, estão algumas regras protocolares a serem seguidas nas colações de grau da UFSM.
As bandeiras devem seguir a ordem oficial de disposição, descritas aqui.
O Hino Nacional Brasileiro será ouvido em versão disponibilizada pela Presidência da República, clicando aqui. Autoridades e formandos não precisam virar para a bandeira no momento do Hino. Levar a mão ao coração não é proibido, nem obrigatório.
A disposição da ordem das cadeiras na mesa de autoridades dependerá de quais estarão presentes na colação de grau. Abaixo, estão as formações mais frequentes na UFSM.
Quando houver presença de representante do conselho da profissão, a autoridade deverá sentar-se ao lado do patrono/patronesse da turma.
Abaixo, está descrito a ordem de cumprimentos que o formando (a) deve seguir ao ser chamado.
- Dirigir-se ao coordenador (a) do curso, segurando o capelo na mão esquerda. Deve então entregar o capelo ao coordenador (a) que proferirá a colação do grau. Após, o formando (a) deve cumprimentá-lo.
- Dirige-se para o paraninfo(a) que fará a entrega do canudo. O (a) formado (a) deve receber o canudo com a mão direita, passá-lo para a mão esquerda e então cumprimentar o paraninfo (a).
- Cumprimentar o (a) reitor (a).
- Cumprimentar o (a) diretor (a) da Unidade.
- Cumprimentar o patrono/patronesse.
- Retornar para a sua cadeira.
Abaixo, estão as imagens com as ordens de cumprimento, dependendo da mesa de autoridade disposta.