Cepe aprova criação de departamento para o curso de Serviço Social

A criação de um departamento específico na área de Serviço Social foi aprovada na 821ª sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM, realizada na manhã da última sexta-feira (19). Com 22 votos favoráveis e 14 contrários, os conselheiros aprovaram o parecer de vista do relator Humberto Gabbi Zanatta.

O parecer defendeu o desmembramento do Departamento de Ciências Sociais para atender às necessidades específicas do curso de Serviço Social, de características mais aplicativas. O relator destacou que a criação fora aprovada em todas as instâncias internas em que tramitou e que irá garantir uma consolidação ainda maior do curso, que já desenvolve importantes ações na universidade e que, no segundo semestre deste ano, contará com cerca de 300 estudantes.

No espaço para discussões, houve manifestações contrárias à criação, com alegações especialmente ao fato de que o novo departamento terá somente cinco professores, como apontou o relator do processo, Marcos André Carara. Também houve ponderações quanto à criação de uma nova estrutura, com demanda física, de pessoal e de patrimônio.

Ao final da votação, o reitor, Felipe Müller, que presidiu a sessão, salientou que as unidades de ensino têm autonomia para propor estruturas diferenciadas e que a decisão do Cepe será encaminhada à ratificação do Conselho Universitário.

Constantes na ordem do dia da sessão, também foram aprovados, com pareceres favoráveis e por unanimidade, o Projeto Pedagógico do Curso Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da modalidade EAD; a homologação do resultado de concurso público para professor adjunto referente a duas vagas na área de Matemática; a criação de novo curso de Doutorado em Enfermagem, na área de concentração Cuidado, Educação e Trabalho em Enfermagem e Saúde; o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária  do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, concomitante ao Ensino Médio; e também deste colégio, o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Aquicultura concomitante ao Ensino Médio.

Repórter: Ricardo Bonfanti.