Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós em Zootecnia realiza defesa de tese



Tatiana Pfüller Wommer defende sua tese de Doutorado nesta sexta-feira (19). O trabalho, Perfil de ácidos graxos e características da carcaça e da carne de cordeiros de dois grupos genéticos submetidos a diferentes níveis de inclusão de casca de soja na dieta, foi desenvolvido sob orientação do professor Cleber Cassol Pires. 

O objetivo deste estudo foi avaliar as características da carcaça e da carne de cordeiros de dois grupos genéticos submetidos a dietas com diferentes inclusões de casca de soja em substituição ao volumoso. Foram utilizados 40 cordeiros machos não castrados, sendo 20 provenientes da raça Texel e 20 da raça Ideal, desmamados aproximadamente aos 60 dias e confinados em baias individuais, distribuídos aleatoriamente em quatro grupos de acordo com o nível de inclusão de casca de soja na dieta: 0%, 33,5%, 66,5% e 100% de casca de soja em substituição a silagem de sorgo. Os cordeiros foram abatidos quando alcançaram 60% do peso vivo a maturidade, ou seja, 27 kg para os animais da raça Ideal e 32 kg de peso vivo para os da raça Texel, sendo determinadas as características qualitativas e quantitativas da carcaça e da carne. Cordeiros da raça Texel apresentam maior ganho médio diário de peso e rendimentos de carcaças, sendo superior quando se eleva o nível de casca de soja. O grupo genético não afeta as variáveis relacionadas a deposição de gordura como  marmoreio, estado de engorduramento e espessura de gordura subcutânea. A raça Texel, apresenta maiores medidas morfométricas da carcaça quando comparadas com animais Ideal. O grupo racial não altera o peso relativo dos cortes da carcaça, entretanto afeta a composição tecidual. A paleta é o corte que melhor prediz a composição tecidual total da carcaça de cordeiros Texel e Ideal. O grupo genético afeta o teor de proteína da carne, sendo superior para os animais da raça Texel. O nível de inclusão de casca de soja exerce influencia no teor de umidade da carne dos cordeiros. A raça afeta os valores de pH, temperatura, cor, odor e perdas ao cozimento da carne dos cordeiros. Os maiores níveis de casca de soja resultam em mudanças no perfil de textura, em carne mais clara, de sabor mais fraco e com maior maciez. A raça e o nível de casca de soja não afetam o teor de colesterol. Dentre os ácidos graxos identificados, somente o ácido linoléico  conjugado apresentou diferença entre as raças estudadas, sendo superior para os animais da raça Texel.



A Banca Examinadora está constituída pelos professores Cleber Cassol Pires, Sérgio Carvalho, Dari Clestino Alves Filho, Luiz Fernando V.de Pelegrini, e Élen Silveira Nalério (Embrapa, CPPSUL, Bagé). 

defesa ocorre sexta, às 8h30min, na sala 4204 do prédio 43. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9784

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes