Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Progep promoverá Ciclo de Palestras neste primeiro semestre de 2013



 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promoverá o Ciclo de Palestras no primeiro semestre de 2013. Estão programados três eventos mensais no primeiro semestre de 2013.

A palestra do mês de abril preocupa-se com a saúde do servidor, sendo  intitulada: “Hepatites virais: riscos e estratégias de prevenção”. Os palestrantes são o médico Alexandre Vargas Schwarzbold e a enfermeira Verginia Medianeira Dallago Rossato, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Esta palestra será realizada no dia 30 de abril, às 14h, na sala 218, 2° andar da Reitoria. A palestra tratará sobre as hepatites virais mais comuns, formas de contágio, sintomas, tratamentos, sequelas e prevenção desta patologia.

Estão sendo disponibilizadas 80 vagas, sendo que as inscrições para a palestra poderão ser realizadas na página da Progep até às 17h do dia 29 próximo.

As palestras programadas para os próximos meses do semestre estão abaixo relacionadas, sendo que as inscrições serão abertas posteriormente.

Mês de maio:

Empreendedorimo: desafios e oportunidades, como professor Daniel Arruda Coronel, na sala 218 da Reitoria, dia 27 de maio, às 15h

Resumo: O objetivo da palestra é analisar os desafios e as possibilidades do empreendedorismo no Brasil, com base na conjuntura econômica atual.

Mês de junho:

Sustentabilidade: o que isso significa?, com o professor Héctor Omar Ardans-Bonifacino, na sala 218 da Reitoria, dia 20 de junho, às 15h.

Resumo: na palestra procurar-se-á analisar e discutir o significado dessa palavra, muito utilizada (mais pouco compreendida) na atualidade, a partir da indistinção semântica entre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. O desenvolvimento é sustentável? Ou se deveria falar em Sustentabilidade do desenvolvimento? Assim como o uso do substantivo empoderamento (neologismo criado a partir do termo inglês empowerment) oculta a ação (verbo) de “empoderar-se”, o termo sustentabilidade deve ser referido a ação de sustentar-se. Em ambos os casos, na  substituição do verbo pelo sustantivo, a dimensão auto- é ignorada, gerando importantes consequências na compreensão do que realmente está em jogo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9746

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes