Tenente Portela será sede da 1ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do RS

Arremesso de lança, arco e flecha, corrida de tora e natação em lago são alguns dos esportes pouco usuais que estarão em disputa de 29 de novembro a 2 de dezembro, no município de Tenente Portela (RS). Estas são competições típicas das 13 comunidades caingangues e guaranis que vão participar da 1ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul. Também estarão em disputa jogos criados pelo homem branco, como futebol e vôlei, que caíram no gosto dos índios, além de cabo-de-guerra, lutas corporais e corrida de fundo. Todas essas atividades serão desenvolvidas na terra indígena do Guarita, na comunidade do ABC.

Desde 2010, professores do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM vêm discutindo a realização dos jogos. Para que a proposta se tornasse realidade, foram necessárias negociações com as lideranças das comunidades indígenas, com os governos federal, estadual e municipal e instituições como a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Além da prática esportiva, o evento visa à apresentação de outros elementos da cultura indígena, estimulando a manutenção de suas tradições e a troca de experiências entre as aldeias. Cerca de 20 alunos da UFSM vão participar dos jogos, em atividades como a organização e coordenação do evento, preparação do cerimonial e arbitragem das competições. Com o objetivo de coletar dados para pesquisas e trabalhos acadêmicos, também estarão presentes nos jogos estudantes das áreas de ciências sociais e rurais.

O CEFD promove os jogos em parceria com o Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors), comunidade da terra indígena da Guarita, prefeitura de Tenente Portela, Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Base Aérea de Santa Maria, 3ª Divisão do Exército, Secretaria Especial de Saúde Indígena e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).