Programa Conversa de Músico destaca concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

O Programa Conversa de Músico de hoje (12) destaca o quarto e último concerto da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, realizado na quinta-feira (8) à noite do Theatro Treze de Maio. Os ouvintes do programa vão conferir entrevistas e gravações da orquestra e do coral da universidade, a partir das 20h, na Rádio Universidade 800 AM. O programa tem produção, apresentação e edição do acadêmico Lucas Cattelan, do curso de Música da UFSM.

Entre os entrevistados, estão dois músicos que tiveram suas composições executadas neste último concerto: o professor Frederico Richter, um dos fundadores da orquestra, e o acadêmico Dimas Artur, aluno de Música da UFSM e integrante da banda da Base Aérea de Santa Maria. Há também entrevistas com o maestro Jorge Lisbôa Antunes, professor de música que veio de Brasília para reger o espetáculo, e com o clarinetista Hélio Xavier Valentim, solista do concerto e também aluno de Música da UFSM.

Os ouvintes terão a oportunidade de apreciar uma das obras executadas no concerto de quinta-feira: Nec Plus Ultra, de autoria de Jorge Antunes, pai do maestro convidado Jorge Lisbôa Antunes. A versão que vai ao ar no programa foi executada em 2009 pela Orquestra Ars Hodierna, em concerto realizado em Brasília.

Outra composição do professor e maestro Frederico Richter ganha destaque no programa. A obra Três Canções sobre Uma Série vai ao ar em uma gravação de 1973 do Coral da UFSM, em conjunto com a Banda Sinfônica dos Bombeiros do extinto estado da Guanabara.

Um dos maiores clássicos do século 20, a Rhapsody in Blue, de George Gershwin, também poderá ser conferida no programa, em uma versão de 2008 da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, tendo como solista ao piano a professora Vera Vianna, do Departamento de Música da UFSM.

O Conversa de Músico vai ao ar toda segunda-feira pela Rádio Universidade, que também transmite sua programação pela internet, na página www.ufsm.br/radio. Os moradores de São João do Polêsine também podem ouvir o programa aos sábados, às 19h, na rádio comunitária São João FM. Mais informações encontram-se no blog www.ufsm.br/conversademusico e na fanpage www.facebook.com/conversademusico.