Rádio Universidade estreia o programa Coisas do Sul nesta sexta-feira

A Rádio Universidade estreia um novo programa nesta sexta-feira (9), o Coisas do Sul. O programa, com uma hora de duração, basicamente apresenta o Rio Grande do Sul nos seus múltiplos aspectos: história, geografia, lendas e mitos, personagens da cultura e da ciência, lugares, entidades e instituições, hábitos e costumes, eventos, profissões e projetos científicos e culturais.

Com a realização do programa Coisas do Sul, a Rádio Universidade coloca no ar um programa alternativo, que cumpre a missão determinada pelo reitor-fundador da Universidade Federal de Santa Maria, professor José Mariano da Rocha Filho, exposta em 27 de maio de 1968, quando de sua criação: “a Rádio Universidade é uma emissora que deve fomentar o saber, a ciência e a cultura, e servir de instrumento para que isso seja alcançado às pessoas”.

O programa de estreia vai apresentar o município de Santo Antonio da Patrulha, através de três produtos que o caracterizam nacionalmente: a rapadura (e todos os doces derivados da produção da cana-de-açúcar), a cachaça e o sonho. Por estar na rota turística do litoral gaúcho, Santo Antonio da Patrulha é procurado por milhares de visitantes em busca destes produtos.

O programa vai conversar com os seguintes convidados:

– Antonio Vilmar de Mello Freitas, diretor industrial e sócio da Da Colônia Alimentos Naturais Ltda.

– Antonio Carlos Brito, do Conselho de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura de Santo Antonio da Patrulha

– Professora Dilce Vargas Gil Vicente, coordenadora do polo do e-Tec Brasil e UAB de Santo Antonio da Patrulha

– Lúcia Bittencourt, engenheira de alimentos da Da Colônia Alimentos Naturais Ltda.

– Nelo Rosa, diretor proprietário da Doces Seleção

O Coisas do Sul tem produção, apresentação e edição técnica de Roberto Montagner, Cleber Costa e Sérgio Ricardo da Porciúncula Cruz. Vai ao ar na sexta-feira, às 17h5min, com reapresentação aos domingos, às 19h. A Rádio Universidade transmite na freqüência de 800 AM e no endereço www.ufsm.br/radio