Nomes de destaque no cenário brasileiro atual das artes visuais vão ministrar oficinas, palestras e minicursos no 1° Seminário de Copesquisa em Arte: Estratégias Expansivas, evento que ocorre de 30 de outubro a 1° de novembro, na UFSM. Palavra-chave do seminário, a copesquisa tem origem no termo italiano conricerca, o qual se refere a espaços de encontro para a articulação de fazeres, autonomia e teoria. Quanto ao subtítulo “Estratégias Expansivas”, é uma referência a um livro homônimo do artista e pesquisador Michel Zózimo, que será uma das atrações do seminário. O evento é promovido pelo grupo de artistas Sala Dobradiça e pelo Grupo de Pesquisa Arte e Design da UFSM.
Zózimo tem graduação em Desenho e Plástica pela UFSM e integra o grupo de pesquisa Veículos da Arte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além dele, outras presenças de relevo no seminário são:
Hélio Fervenza – um dos artistas convidados da 30ª Bienal de São Paulo.
Fernanda Gassen – contemplada recentemente com a Bolsa Iberê Camargo.
Bruno Cava – autor do blog Quadrado dos Loucos e ativista da Rede Universidade Nômade.
Barbara Szaniecki – editora das Revistas Global/Brasil, Multitudes e Lugar Comum.
Na programação, destacam-se a exposição coletiva Módulo SD, e as oficinas Foto/Texto, Laboratório de Monstros e Performance/Videoperformance. As palestras do seminário acontecem no Teatro Caixa Preta, enquanto que as oficinas e minicursos ocorrem em outras salas do Centro de Artes e Letras (CAL) – prédio 40 do campus.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sala 1338 do CAL ou pelo e-mail sala.dobradica@gmail.com (deve-se informar o interesse em participar como ouvinte das palestras e/ou das oficinas e minicursos). Haverá transmissão on-line pela Multiweb.
A programação completa e os currículos dos convidados estão disponíveis nos links abaixo: