Biblioteca Central ganha certificado de acesso aberto à informação científica

A Biblioteca Central da UFSM recebeu do Instituto Brasileiro de Informação para Ciência e Tecnologia (IBICT) um certificado de reconhecimento pela participação em duas iniciativas de acesso aberto à informação científica coordenadas pelo instituto:

– Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

– Portal de Periódicos Científicos

O certificado foi entregue no 1° Encontro de Iniciativas do IBICT para a Visibilidade da Ciência Brasileira, que ocorreu na última sexta-feira (19), em Brasília.

A UFSM também ganhou um servidor e um software para a implantação do seu repositório institucional. Este repositório consiste em uma coleção digital que reúne os documentos que compõem a produção científica da universidade (como artigos, livros, anais, teses e dissertações, entre outros), em acesso aberto e disponível para download.

Desde 2006, a Biblioteca Central mantém a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSM, e coordena o Portal de Periódicos Eletrônicos da universidade desde 2010. Em 2012, a biblioteca inicia o processo de implantação do repositório institucional.