Alunos de Fonoaudiologia da UFSM têm oportunidade de fazer intercâmbio nos EUA

Um acordo de cooperação firmado entre os governos brasileiro e norte-americano oferece quatro vagas de intercâmbio para alunos de Fonoaudiologia da UFSM. Duas delas são para a University of Northern Iowa, e as outras duas para a East Tennessee State University. Além destas três instituições, também participa deste projeto de cooperação a Universidade de São Paulo (USP). Com duração de quatro meses, o intercâmbio tem início previsto para 8 de janeiro de 2013. A inscrição pode ser realizada até esta quarta-feira (10), na sala 1432 do Centro de Ciências da Saúde (CCS) – prédio 26 do campus.

O projeto em questão intitula-se Programa de Cooperação para a Compreensão das Diferenças e Similaridades nas Desordens de Comunicação em Crianças Falantes do Português e do Inglês. O foco de programa são as dificuldades de comunicação de crianças falantes do inglês e do português brasileiro, as quais podem ser resultantes de diversas causas, como fissuras labiopalatinas, distúrbios de linguagem e fala, e perda auditiva.

Para se candidatar às vagas, é necessário ter concluído metade do curso, possuir média geral de no mínimo 7 no histórico escolar e ter conhecimento de nível intermediário da língua inglesa. O processo seletivo será constituído de análise do currículo e entrevista e/ou prova de proficiência em inglês.

O intercâmbio é possibilitado por uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fund for the Improvement of Post Secundary Education (Fipse), órgão do Departamento de Educação dos EUA.

Mais informações encontram-se no edital de seleção, o qual pode ser acessado aqui.