Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dois espetáculos celebram o Dia Internacional da Dança no final do mês

Obras “Isso é Brasil”, de danças populares, e “Amordor”, de dança contemporânea, serão apresentados no dia 29 no Centro de Convenções



O Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, será celebrado com a mostra UFSM em Dança, a partir das 19h no Centro de Convenções. A realização é dos cursos de Dança Licenciatura e Bacharelado.

Na ocasião serão apresentadas as obras “Isso é Brasil”, do Programa de Extensão Mojubá: Danças Populares Brasileiras, e “Amordor”, do Programa de Extensão Kháos Cia de Dança. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados na plataforma Sympla, para cada obra. 

Na abertura do UFSM em Dança, haverá performances no hall do Centro de Convenções. Às 19h30, do dia 29, terça-feira, está programado o espetáculo “Isso é Brasil” e às 20h30,“Amordor”. 

Isso é Brasil

O espetáculos tem como foco disseminar as manifestações de cultura popular brasileira. A proposta se desenvolve a partir das matrizes indígenas e afro-brasileiras na perspectiva parafolclórica de projeção, com o objetivo de salvaguardar os saberes nos territórios e “pret(ago)nizados” nas presenças na cena.

O espetáculo apresenta xaxado, frevo, danças dos orixás Yemanjá e Oxóssi, e maracatu rural. Isso é Brasil traz um cortejo de emoções com encantaria, colorismo e beleza da diversidade popular. O espetáculo tem classificação livre e direção do professor Jessé da Cruz, da Licenciautra. 

Amordor

Espetáculo de inspiração metafísica, performativa e coreográfica, que agrupa cotidiano, fé, devoção e sátira aos estados e construções socioculturais sobre sentimentos em declínio. A proposta investiga a inseparabilidade Amor-Dor, em situações intimistas e espalhafatosas.

Amordor provoca o questionamento: Em tempos de pós-verdades, relações “cult” onde o desapego e a frieza dão a tônica, o que -ainda- cabe ao amor? Inseparáveis, amor e dor se enredam numa brasileirice rasgada de afeto.

O espetáculo de 45 minutos de duração apresenta dramaturgias e pequenas narrativas situacionais sobre relacionamentos afetivos, para assim tocar suas nuances. A obra é destinada a pessoas maiores de 16 anos, e tem direção do professor Daniel Aires, do Bacharelado. 


Com informações dos cursos de Dança Licenciatura e Bacharelado

Figura colorida horizontal com duas imagens, em formato cartaz, uma ao lado da outra. A primeira traz traz o texto "Isso é Brasil" escrito em azul em cima de um fundo em formato de sol amarelo. Logo abaixo, três figuras humanas, um homem com roupa de maracatu, uma mulher que representa a Yemanja e um homem de costas com uma espécie de vestido. No cartaz ao lado, o texto no canto inferior, em vermelho, traz Amordor. A imagem traz uma foto de um homem e uma mulher, com roupas íntimas, dançando.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68777

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.