Cepe aprova novos pedidos de excepcionalidade ao calendário acadêmico

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) autorizou mais seis cursos de graduação a darem início a estágios supervisionados e outras disciplinas referentes ao 2º semestre letivo de 2012 para alunos matriculados nos últimos semestres.

Segundo o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), com isso, 178 estudantes deverão retomar as atividades acadêmicas nos próximos dias. Outros 1.452 já haviam sido contemplados em medidas aprovadas em 24 de agosto pelo Cepe.

As decisões tomadas na sessão plenária desta quinta-feira seguem a linha do que foi definido na reunião anterior. Diante da indefinição do início do 2º semestre para os cursos de graduação, o Conselho se mostrou sensível às demandas dos estudantes formandos, numa tentativa de minimizar prejuízos dos concluintes em função da greve dos docentes.

O único pedido negado foi um dos encaminhados pelo curso de Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, para iniciar as atividades didáticas do 2º semestre na mesma data do calendário aprovado para os cursos de pós-graduação e Ensino à Distância (20 de agosto). Segundo justificou a relatora Marta Weber do Canto o curso possui disciplinas do 1º semestre não concluídas, ou concluídas mas sem notas registradas.

De acordo com o vice-reitor Dalvan Reinert, que presidiu a reunião, a reitoria está elaborando simulações de calendários para serem discutidas ao fim da greve dos professores.

– Essa reunião de hoje conseguiu limpar a pauta de todos os cursos em relação a estágios, formandos. Praticamente todos os pedidos foram autorizados, então está tudo dentro da legalidade. Mas nós também estamos atentos às decisões em nível local e nacional. No momento que se assinar para fazer a recuperação [das aulas perdidas durante a greve] nós já teremos as propostas prontas. Pelo que se está acenando em questão de uma semana, ou uma semana e meia as atividades voltam.

Para saber como foi a 808ª sessão do Cepe, CLIQUE AQUI.

O que foi autorizado:

Curso de Administração – Palmeira das Missões – Cesnors (diurno e noturno): estágios supervisionados – ADM 2016 (processo 253/2012)

Curso de Administração – Palmeira das Missões – Cesnors (noturno): funcionamento do 8o semestre

Curso de Ciências Biológicas – Cesnors: estágios supervisionados (processos 257 e 258/2012)

Colégio Politécnico – cursos de Geoprocessamento e Gestão de Cooperativas: estágios curriculares

Curso de Ciências Biológicas: estágios curriculares (processo 260/2012)

Curso de Direito (diurno e noturno): início do 2º semestre para alunos formandos (processo 261/2012)

Curso de Psicologia: início do 2º semestre para alunos formandos (processo 263/2012)

O que não foi autorizado:

Pedido do curso de Ciências Biológicas para início das atividades do 2º semestre letivo de 2012 na mesma data do calendário aprovado para os cursos de pós-graduação e Ensino à Distância (20 de agosto).

Abaixo, o podcast com mais detalhes sobre a 808ª sessão do Cepe:

Fotos:

Ítalo Padilha