Faleceu, nesta quarta-feira (5), em Itajubá (MG), o ex-professor do Departamento de Solos, Raimundo Costa de Lemos.
Raimundo teve uma expressiva contribuição à Ciência do Solo e à educação universitária no Brasil. Sua principal obra, dentre muitas outras, foi a coordenação do "Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Estado do Rio Grande do Sul", publicado em 1973, e que constitui a fonte básica das informações sobre os solos de nosso estado. Essas informações tem sido fundamentais no ensino agronômico, no desenvolvimento da pesquisa científica em solos e na formação de pesquisadores, bem como imprescindíveis no planejamento e na execução do desenvolvimento agrícola do estado do RS.
Em 2008, o professor Raimundo foi homenageado na sede da Emater, em Porto Alegre, tendo sido dedicado a ele o livro Solos do Rio Grande do Sul, de autoria de cientistas do solo da Emater, UFRGS, UFSM e UFPEL. Ainda vale destacar nas obras de Raimundo, a criação do Museu de Solos do RS, fundado em 1973, na UFSM, sendo o pioneiro na América do Sul.
O Departamento de Solos, irá solicitar à UFSM que o referido museu, que recebe milhares de visitas anualmente, passe a ser chamado de Museu de Solos Professor Raimundo Costa de Lemos, em homenagem a esse cientista e professor da Ciência do Solo.