Passadas as três provas no sábado (11) e neste domingo (12), chegou ao fim o Vestibular de 2025 da UFSM. A terceira prova foi aplicada na tarde de hoje em todos os campi da universidade, localizados nas cidades de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, além das capitais Florianópolis e Curitiba.
O tema da última etapa do processo seletivo teve relação com o uso de inteligências artificiais. O comando da redação, que foi um artigo de opinião, foi o seguinte: “E você, futuro estudante do ensino superior, o que pensa sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de textos na universidade?”. As temáticas foram reveladas em coletiva de imprensa realizada neste domingo.
Para João Ricardo Avarez, que tem o desejo de cursar Engenharia de Produção na UFSM, o cansaço não foi páreo para um bom desempenho, visto que a preparação para o Vestibular foi eficaz. “As provas em si foram muito cansativas, mas dá pra dizer que deu tudo certo. Em relação aos conteúdos, era bem o que eu esperava. Eu tinha estudado e estava preparado”, contou o vestibulando.
Na visão de Luiza Vieira Machado, que quer estudar no curso de Medicina da UFSM, as expectativas do Vestibular foram alcançadas. “Eu acho que foi bem bom, foi o esperado, conforme o que os professores já falavam. Em geral, eu gostei. Os temas foram bem atuais, cada prova com um eixo. Essa prova do domingo à tarde foi bem mais cansativa, enquanto no sábado foi mais fácil, até porque é o conteúdo do primeiro ano do ensino médio.
Sobre a redação, a jovem afirma: “acho que a gente sempre trabalha bastante com muitos temas e inteligência artificial é sempre um tema que a gente escreve no cursinho”. A professora de redação Vanessa Pagnussat aprova a escolha e reitera a importância da temática. “É muito pertinente, muito atual, muito ousada. O candidato jovem tem muita relação com essa questão da tecnologia, usa muito as inteligências artificiais para várias tarefas”.
De acordo com Vanessa, o artigo de opinião era o formato esperado. “É um texto que favorece aquele aluno que se compromete com a escrita, com a leitura. O artigo de opinião exige uma fundamentação teórica além de ter de apresentar um ponto de vista de acordo com o que é solicitado no comando. É necessário apresentar argumentos consistentes e convincentes para defender um ponto de vista”, destacou.
Texto e foto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali