Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM conta com aplicação de provas especiais para vestibulandos

Estudantes puderam solicitar atendimento especial para realização das provas do Vestibular e Processo Seletivo Seriado



Vitor chegou cedo para aguardar a aplicação da prova

Medicina é o sonho de Vitor Billig Mello Carpes, estudante de 20 anos que realiza o vestibular da UFSM neste ano. Natural de Uruguaiana, Vitor tem hiperidrose, situação que causa suor excessivo nas mãos, e solicitou atendimento especial para a transcrição na folha de resposta. “O espaço está bem preparado, confortável, me ajudou muito e me senti mais tranquilo, menos nervoso”, conta o vestibulando.

O vestibular 2025 da UFSM e o Processo Seletivo Seriado contaram com atendimento especial voltado para estudantes com deficiência ou com alguma necessidade que interferira no pleno andamento da prova. No campus sede da Universidade, em Santa Maria, as provas especiais foram aplicadas no prédio 67, a CAED, e no prédio do curso de Fonoaudiologia. Houve 17 candidatos inscritos para o vestibular e 22 candidatos para o Processo Seletivo Seriado. 

A solicitação de atendimento especial para as provas poderia ser feita pelos candidatos dentro dos prazos previstos em edital e seguindo as regras estabelecidas por ele, em casos de:

  • Amamentação de filhos de até seis meses de idade;
  • Auxílio na leitura de questões objetivas – para candidatos com baixa ou nenhuma visão;
  •  Auxílio para transcrição da Prova Objetiva e da Prova de Redação para as respectivas folhas resposta – para candidatos com motricidade comprometida ou com baixa ou nenhuma visão;
  • Computador com programa com leitor de telas NVDA – para candidatos com deficiência visual;
  •  Intérprete de Libras – para o candidato com deficiência auditiva;
  • Permissão para utilização de aparelho auditivo (deficiência auditiva) – ao candidato que utiliza prótese auditiva ou aparelhos de surdez;
  • Prova ampliada com fonte (letra) tamanho até 24 – ao candidato com baixa visão;
  • Sala de fácil acesso – ao candidato com dificuldades de locomoção;
  • Tempo extra de 1 (uma) hora – o tempo adicional de 1 (uma) hora ao final de cada turno de prova é disponibilizado quando há efetiva necessidade educacional especial;
  • Horário diferenciado para candidato/a sabatista – no dia 11 de janeiro de 2025, o candidato sabatista (aquele que por convicção religiosa deve guardar o sábado, reservando-o para o descanso e/ou a oração) teve horário especial para a realização das provas. 
Uma equipe voltada para o atendimento especial foi responsável pela organização das salas e do acompanhamento dos vestibulandos

O trabalho de seleção de salas e adequação dos espaços foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), junto com a comissão de acessibilidade. O mapeamento das salas e a designação dos espaços para as provas partiu de um cruzamento das necessidades dos alunos, como conta Jean Clair Oses, da Comissão de Acessibilidade: “tivemos que buscar salas que atendessem às condições dos alunos, queremos criar um ambiente confortável, que o aluno se sinta tranquilo”, destaca. 

A coordenadora de salas e TAE da UFSM, Carolina Schneider Bender, conta que o acompanhamento com os alunos é muito próximo: “quando percebemos que o pai está muito nervoso, ou o candidato, sempre pegamos um contato. Se o candidato chegou acompanhado evitamos que ele saia sozinho, encontramos os pais e buscamos fornecer esse acolhimento”, relata. 

A expectativa é que a prova transcorra de maneira tranquila neste segundo dia de aplicações. Outras cidades com aplicação das provas também contaram com atendimento especial. Fora de Santa Maria, foram 7 atendimentos para o PSS e 45 para o vestibular.

Texto: Milene Eichelberger, jornalista voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, acadêmico de Produção Editorial, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-68096

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes