Em coletiva de imprensa realizada neste domingo pela manhã, a Universidade Federal de Santa Maria divulgou a temática que pautou o segundo turno de prova dos mais de 12 mil vestibulandos inscritos: sustentabilidade. O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, destacou que o tema conversa com acontecimentos recentes da sociedade, como a catástrofe climática enfrentada no Rio Grande do Sul, e foi abordado em todas as suas dimensões.
A abstenção do segundo turno de provas se manteve, com 25,1% para o vestibular e 4,6% para a segunda prova do Processo Seletivo Seriado (PSS).
O trânsito na Universidade teve maior movimento entre 6h e 7h da manhã, com um total de 5573 automóveis ingressando na Universidade, além de 24 ônibus e 11 vans. Não houve nenhuma ocorrência.
O reitor, Luciano Schuch, destacou que o sentimento pelo campus é de pertencimento, com diversas famílias usufruindo do espaço da Instituição. Ao ser questionado sobre o aumento dos espaços de lazer, Schuch destacou que a ideia é criar uma grande feira para acolher a comunidade da melhor forma possível.
Participaram da coletiva, além dos representantes da UFSM, Joelson Soares, sargento do Comando Rodoviário da BM; Alexandre Brondani Carvalho, superintendente de Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública; Norton Pinheiro, do Setor de Fiscalização e Transporte da Prefeitura; Petine, da Polícia Rodoviária Federal; Gustavo Dotto, do Husm; e Cristiano Andreata, do SIM/ATU.
Texto: Milene Eichelberger, jornalista voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, acadêmico de Produção Editorial, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti