Flexibilização da carga horária foi tema de reunião com servidores do HUSM

A reunião dos pró-reitores da UFSM foi realizada na tarde desta segunda-feira (3) excepcionalmente no auditório Gulerpe, e contou com a presença do reitor Felipe Müller, da diretora do HUSM, dra. Elaine Resener e dos servidores do Hospital Universitário.

A reunião serviu para que o reitor expusesse aos servidores a Portaria nº 63.161 aprovada na última sexta-feira, que dispõe sobre o horário de funcionamento do HUSM, a jornada de trabalho e o acompanhamento de frequência dos servidores.

A pró-reitora de Recursos Humanos, Vania Estivalete, explicou como essas mudanças serão aplicadas na jornada de trabalho dos servidores da área de saúde e afins:

A diretora do HUSM, Elaine Resener, acredita que deveria haver um tratamento único para os servidores do hospital, para poder aplicar o que ela chama de “perspectiva de integralidade”:

Além dos servidores da área de saúde e afins do HUSM, o reitor Felipe Müller afirmou que outras áreas do Hospital e da Universidade também poderão ser incluídas na Portaria. Em sua fala aos servidores, ele destacou que “serão trabalhados caso a caso, considerando as especificidades de cada categoria e dentro dos limites da legalidade que nos regem como administradores públicos”.

O reitor Felipe Müller declarou que aproximadamente 92% dos servidores do HUSM foram atendidos pela aprovação da Portaria. Ele acredita que a flexibilização da carga horária poderá atender até a 98% dos funcionários do Hospital depois que uma nova comissão seja formada para avaliar a situação de cada área.

O reitor também afirmou que essa mudança não deverá afetar diretamente a rotina dos pacientes do HUSM, mas ele espera que a jornada flexibilizada e o controle eletrônico de frequência resultarão em menos faltas dos servidores, menos situações de redução de pessoal, e que efetivamente as escalas possam ser cumpridas e as situações de sobreaviso e retaguardas sejam mais bem organizadas.

Repórter:

Luciane Treulieb.