A empresa porto-alegrense Agimob, que oferece soluções online para simplificar o processo para obter financiamento imobiliário, foi a vencedora do segundo prêmio ElevaStart Awards. O evento, que ocorreu na última quarta-feira (27), no Espaço Collab do InovaTec (no prédio 61H do campus sede da UFSM), premiou as três melhores startups que participaram do programa ElevaStart Powered By InovAtiva. A Nora Biotecnologia, de Farroupilha, que produz embalagens biodegradáveis e a Ábaco Modular (também de Porto Alegre), do segmento de banheiros modulares para a construção civil, completaram o pódio, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
O percurso para a seleção dos premiados começou durante a manhã, com o Demoday, onde as 18 startups que participaram da capacitação em empreendedorismo apresentaram seus resultados. Os seis projetos com melhor avaliação foram selecionados para o ElevaStart Awards e fizeram uma nova apresentação para profissionais do mercado.
Formaram a banca o vencedor da primeira edição do ElevaStart Awards, Natã Vargas; a analista de projetos de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Cibele Scherer; a especialista em gestão de pessoas e sócia da Carniceria Del Fuego, Lidiane Bertê; e o membro do conselho consultivo da Delivery Much Brasil, Artur Vontobel. O evento foi promovido pela Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, em parceria com o Hub InovAtiva, Sebrae, Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Wadhwani Foundation.
Inovatec como referência em empreendedorismo no Rio Grande do Sul
Ao todo, 63 startups se inscreveram para participar do programa ElevaStart. Mais da metade dos projetos são de outras cidades do Rio Grande do Sul. “Nesta edição tivemos pelo menos um participante de cada região do estado”, afirma Rafael Martins, coordenador do ElevaStart. Dos inscritos, 25 iniciativas foram selecionadas para participar do programa de capacitação empreendedora.
O programa de formação foi realizado entre agosto e novembro e foi dividido em quatro etapas: estruturação do negócio; pesquisas de mercado; vendas; sustentabilidade ambiental e financeira. Além dos módulos teóricos, cada iniciativa recebeu mentoria individual de profissionais que atuam no mesmo ramo de suas startups.
“O início da jornada do empreendedor é muito solitário e, muitas vezes, ele não sabe onde buscar auxílio. Esses momentos de aprendizado e reflexão com quem já atua no mercado são um dos pontos que eles mais citam como diferenciais do ElevaStart”, destaca o coordenador do programa. Ainda segundo ele, além da troca de experiências, este momento de mentoria é uma oportunidade para se obter contatos e até futuros parceiros de negócio.
Ser referência na articulação de propostas inovadoras é um dos objetivos do InovaTec – Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM. A Pulsar Incubadora representa no Rio Grande do Sul o Hub de Inovação InovAtiva, política pública de fomento ao empreendedorismo vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Texto e Fotos: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali