Uma vitória com imposição e autoridade. Assim pode ser definida a partida jogada pela UFSM/Dallas na final do Campeonato Municipal de Futsal. A vitória por 7 a 0 sobre o Projeto Futuro coroou uma campanha impecável, repleta de goleadas, e que premiou o esforço de todo o grupo ao longo do ano e durante a maratona de jogos que movimentaram as últimas semanas. O título também consolida a união entre a UFSM Futsal e o Dallas (que já havia conquistado três títulos citadinos, mas nenhum Campeonato Municipal organizado pela Liga Santamariense), em um primeiro ano de resultados e atuações consistentes, tanto nas competições locais como nas estaduais.
Após o jogo, o coordenador da equipe, William Tier (que comandou o time em quadra em virtude da suspensão do técnico), se mostrou feliz pela conquista, que o Dallas perseguia há três anos (em 2023, perdeu na final). Sobre o jogo, ele afirmou que está “mais que provado que o trabalho vem dando resultado, nossa marcação foi muito bem, o ataque e as jogadas ensaiadas funcionaram, e conseguimos sair daqui vitoriosos”.
A equipe vinha de um resultado bem amargo no último domingo (24), na partida que encerrou a participação na Série Ouro do Estadual, quando foi derrotada pelo Malgi por 15 a 0, em Pelotas. Mas em quadra, as gurias não apresentaram abatimento. Para Diozer Irajá, técnico da equipe, “o Futsal é incrível por isso, viemos de uma derrota como a de domingo e hoje estamos comemorando o título”.
O técnico, que chegou à equipe em dezembro do ano passado, atribuiu os bons resultados ao empenho das atletas, chamando-as de guerreiras, pois considera dificultoso para elas conciliarem a rotina profissional com os treinamentos. “A gente se doa ao máximo e, por isso, estamos colhendo os frutos”, declarou. Já a ala Nathalia, considerada a destaque da partida e autora de três gols em um intervalo de dois minutos na final, comentou:
“Foi um reflexo do nosso trabalho do ano inteiro. Foi difícil, pois participamos de outras competições, teve choques de datas, mas precisávamos sair com essa vitória hoje. Precisávamos disso após uma derrota que foi dolorida. Estou muito honrada e foi importante para mim, por já estar num clima de despedida.”
A campanha teve sete jogos. Foram seis vitórias e um empate (com posterior vitória nos pênaltis), com 42 gols marcados e seis gols sofridos. A equipe teve a defesa menos vazada e a artilheira do campeonato, a ala Gabyzinha (com 13 gols).
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da UFSM Futsal