Nesta sexta-feira (29) e neste sábado (30), o Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizará o VII Fórum de Direitos Humanos com o tema central “Direitos Humanos no contexto da emergência climática”. Haverá atividades no hall da Reitoria, no Salão Imembuí e na Praça Saldanha Marinho.
A abertura do Fórum ocorrerá nesta sexta-feira (29) às 9h, com a exposição das fotos vencedoras do 1º Concurso Fotográfico de Direitos Humanos, no hall da Reitoria. Logo após, às 9h30, no Salão Imembuí, será realizada a palestra “Políticas Públicas com Base em Evidências: Caminhos para a Superação do Negacionismo”, com o professor, jornalista e sociólogo Marcos Rolim. O palestrante discutirá a crise climática e a relação com a dignidade humana, além de propor soluções baseadas em dados científicos.
No sábado (30), a programação segue na Praça Saldanha Marinho, com a atividade “Direitos Humanos na Praça”. Das 9h às 12h, projetos contemplados pelos editais do ODH e da Casa Verônica apresentarão suas iniciativas à comunidade.
Sobre o palestrante
Marcos Rolim é doutor e mestre em Sociologia pela UFRGS, com especialização em Segurança Pública pela Universidade de Oxford. É professor do Mestrado em Direitos Humanos no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) em Porto Alegre e vice-diretor da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Foi deputado federal, vereador em Santa Maria e presidiu comissões de direitos humanos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na Câmara dos Deputados. Entre suas contribuições, destacam-se a criação de leis pioneiras em direitos humanos e segurança pública, além de ser autor de livros como “A Síndrome da Rainha Vermelha” e “Desarmamento, Evidências Científicas”.