Evento em Frederico Westphalen estreita laços entre estudantes do ensino médio e a UFSM

O evento “Sou UFSM, Seja Você Também” traz as escolas para visitar o campus e saber mais sobre os cursos

Aproximadamente 700 alunos passaram pela estrutura da Universidade na quarta-feira
(23)

Na quarta-feira (23), a UFSM promoveu no campus de Frederico Westphalen a terceira edição do “Sou UFSM, Seja Você Também”, evento que tem como objetivo aproximar a universidade das escolas da região noroeste do Rio Grande do Sul. A ideia é que, através de oficinas e da própria visita às dependências da instituição, os estudantes de ensino médio saibam mais sobre a estrutura e os serviços ofertados.

Aproximadamente 700 pessoas circularam pelos espaços e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os acadêmicos e professores presentes. No momento, 702 estudantes têm matrícula ativa entre os seis cursos de graduação disponíveis: Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal, Jornalismo, Relações Públicas e Sistemas de Informação. A iniciativa é realizada pelo projeto Seja UFSM-FW, com o apoio das 20ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Educação, de Palmeira das Missões e Três Passos, respectivamente.

O diretor do Campus de Frederico Westphalen, Braulio Caron, define a evolução do evento ao longo das três edições já promovidas. “A avaliação é positiva. Quando retomamos o trabalho, sentíamos um ar de desânimo das pessoas envolvidas em querer fazer algo diferente. Hoje, temos várias pessoas engajadas. É tudo mérito do grupo por trás do Seja UFSM, que se reúne semanalmente, até diariamente, se for o caso, e faz acontecer.”

Pensando no futuro

Engenharia Florestal é um dos seis cursos ofertados pela UFSM no campus de Frederico Westphalen

De olho em desenvolver a região noroeste do estado, além da própria cidade que sedia a estrutura da universidade, escolas de diferentes municípios foram convidadas a participar do “Sou UFSM, Seja Você Também”. As colegas Priscila Zancan e Raquel Martins, alunas do 2º ano do ensino médio, moram em Vista Alegre, que fica a cerca de 20 minutos de Frederico Westphalen, e vieram para conhecer a instituição.

Esta, entretanto, não foi a primeira vez em que a dupla marcou presença no evento, visto que também fizeram parte das duas primeiras edições. Para Raquel, o curso que mais chamou sua atenção foi o de Relações Públicas enquanto que, para Priscila, foi o de Agronomia. Esta última, por outro lado, garante que a característica que mais rendeu frutos para uma futura decisão foi o próprio espaço do campus. “Consigo me imaginar estudando aqui. É bem charmoso”, contou.

Kerlon Meireles, de Seberi, está no 1º ano do ensino médio e participou do “Sou UFSM, Seja Você Também” pela primeira vez. Como gosta de mexer em computadores, jogar videogames e surfar na internet, cursar Sistemas de Informação está nos seus planos, e em Frederico Westphalen. “Gostei muito da diversidade de coisas para fazer aqui. Os professores também, eles são legais e trataram a gente bem. O campus é bem bonito, aberto”, avalia.

Ajudando o próximo

Os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com acadêmicos da UFSM

Estandes dos seis cursos de graduação ofertados no campus estiveram funcionando durante todo o evento, com acadêmicos da universidade prontos para tirar dúvidas e conversar sobre a UFSM. Luiza Nunes, estudante de Jornalismo, nunca havia estado “do outro lado da bancada” e, após a experiência, garantiu a relevância do trabalho. “É muito importante para os alunos saberem como é realmente estar aqui para estudar, o que a gente faz, o que a gente aprende e o que a gente pode colocar em prática.”

O estudante Wellington Schmitt, do curso de Engenharia Florestal, revela que muita gente passou pelo estande do curso durante o evento: “o pessoal tá mostrando muito interesse”. Para ele, esse contato com as escolas é crucial. “A minha família, mesmo sendo de Trindade do Sul, que fica a 80 quilômetros da cidade, não sabia que tinha um campus da UFSM aqui, tão perto. Esse evento é de suma importância para o futuro da UFSM, para trazer as pessoas de cidades pequenas da região”, disse.

Aluno de Engenharia Ambiental e Sanitária, Emanuel Silva, que cresceu em Novo Hamburgo, salienta a importância da Casa do Estudante Universitário (CEU). “O aluno que vem de longe e não tem condição de se manter pode entrar em contato com o campus e agendar uma visita à CEU. Há uma estrutura para proporcionar moradia ao aluno que vem de fora da cidade.”

Seja UFSM

O projeto Seja UFSM foi idealizado em 2016 mas, com a pandemia, foi paralisado. Em 2022, a iniciativa foi retomada e aconteceu a primeira edição do “Sou UFSM, Seja Você Também”. O diretor do campus conta que, através do contato com as escolas, o programa leva o nome da UFSM para diferentes cidades vizinhas de Frederico Westphalen, tornando a universidade mais conhecida e dando oportunidades a mais jovens que têm o desejo de estudar.

“Com tantas opções de universidades públicas, de institutos federais, não cabe para mim uma pessoa pagar para estudar em uma universidade. Eu, se fosse depender de pagar uma universidade para estudar, na minha época, eu não teria conseguido. Eu sou muito grato ao ensino superior público. A universidade pode transformar vidas, como transformou a minha. É tudo em prol da educação. Nós temos que valorizar esse trabalho”, pondera Caron.

Também é possível conferir abaixo a reportagem que a TV Campus produziu sobre o “Sou UFSM, Seja Você Também”.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto: Manuela Rodrigues, estudante de Publicidade e Propaganda e bolsista da Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Lucas Casali