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Sumo Educacional promove educação financeira como ferramenta de transformação social

Projeto da UFSM utiliza jogos e plataformas digitais para capacitar diferentes públicos a tomarem decisões financeiras mais conscientes



educação financeira tem se tornado uma ferramenta essencial para o desenvolvimento social e econômico, principalmente em um país como o Brasil, onde altos índices de endividamento e desconhecimento sobre gestão financeira são desafios constantes. Para enfrentar essa realidade, iniciativas como o Sumo Educacional, uma organização social dedicada à popularização da educação financeira, ganham destaque ao promover ações que buscam capacitar diferentes públicos para tomar decisões financeiras mais conscientes.

Nesta entrevista com Kalinca Léia Becker, professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM e coordenadora do Sumo Educacional, apresentamos mais detalhes sobre o projeto, que foi um dos selecionados pelo Proext-PG UFSM Além do Arco e que busca contribuir para uma transformação social significativa. Confira a seguir:

1. Como o projeto Sumo visa impactar a sociedade?
Sumo Educacional é uma organização social dedicada à popularização da educação financeira no Brasil, com o objetivo de capacitar diferentes públicos a tomar decisões financeiras mais conscientes. O Sumo se organiza em três frentes de atuação: a alfabetização financeira de alunos da rede pública, a formação de professores para ensinar educação financeira em sala de aula e o trabalho com populações vulneráveis, incluindo jovens em situação de acolhimento. Para atingir esses objetivos, a metodologia do curso busca promover uma interação mais eficaz com o conteúdo, utilizando jogos e metodologias dinâmicas que refletem a realidade e aumentam a motivação tanto de professores quanto de alunos. Além disso, pretende-se construir uma plataforma de conteúdos que permita a formação continuada do público-alvo. Essa abordagem permite potencializar os resultados do projeto e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas, além de reduzir o endividamento familiar, especialmente entre grupos de baixa renda.

2. Por que o projeto é importante?
A iniciativa é de extrema relevância considerando os altos índices de endividamento das famílias brasileiras e o baixo nível de conhecimento em educação financeira, que afeta ainda mais as populações de baixa renda. Esse tipo de iniciativa é essencial para que indivíduos desenvolvam autonomia financeira, o que contribui para o bem-estar social e para a construção de um futuro mais seguro economicamente.
Além dos impactos diretos nas frentes de atuação, o Sumo Educacional também promove um ambiente de inovação social e acadêmica. A criação de novas metodologias de ensino e a formação contínua de professores demonstram o potencial de expansão do projeto, não apenas em termos de alcance, mas também em relação à profundidade e complexidade dos conhecimentos que estão sendo transmitidos. Essa abordagem multidisciplinar e colaborativa, que integra diferentes áreas do conhecimento, pode servir como um modelo para outras iniciativas de educação financeira em diferentes contextos.

3. Como participar de projetos de extensão influenciou a tua carreira?
extensão promoveu a minha aproximação com o público escolar, contribuindo para que eu conhecesse de forma mais precisa a sua realidade e demandas. Isso influenciou fortemente minhas pesquisas na área de economia social e economia da educação, uma vez que o contato direto com o objeto analisado permite um conhecimento mais preciso das suas relações e dinâmicas. A extensão também influenciou minhas atividades de ensino, uma vez que é necessário capacitar os alunos da UFSM para atuar como promovedores da educação financeira, contribuindo para a formação mais qualificada do corpo discente, preparando-os para a atuação junto à sociedade. A extensão também gerou atividades de inovação, uma vez que se identificou a necessidade de desenvolver uma metodologia de ensino adequada ao público-alvo, bem como uma plataforma de conteúdos para proporcionar a formação continuada. Em suma, a experiência da extensão contribuiu para desenvolver e aprimorar as atividades de ensinopesquisa e inovação, que, por sua vez, também contribuem para aprimorar as atividades de extensão e seus resultados, promovendo um ciclo virtuoso de conhecimento.

4. Qual é a importância de um edital como o Proext-PG para estimular a extensão na pós-graduação? Que impactos os projetos contemplados pelo edital podem causar?
Editais como o Proext-PG são cruciais para promover a extensão na pós-graduação, uma vez que fornecem os recursos necessários para que organizações como o Sumo Educacional sejam expandidas. A extensão universitária desempenha um papel importante ao conectar o conhecimento acadêmico com a realidade social, resultando em benefícios institucionais e sociais. Projetos contemplados por esses editais têm a capacidade de impactar positivamente as comunidades ao redor, promovendo inclusão social e financeira, além de permitir que alunos de graduação e pós-graduação participem ativamente de ações que integram ensinopesquisa e impacto social.

5. Por que graduandos e pós-graduandos deveriam participar de projetos de extensão?
A participação em projetos de extensão, como o Sumo Educacional, oferece uma experiência prática que complementa a formação acadêmica dos estudantes. Eles têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula para resolver problemas reais, além de desenvolver habilidades interpessoais, de gestão e ensino. Essa experiência é enriquecedora tanto para a formação acadêmica quanto para a futura inserção no mercado de trabalho, pois estimula o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e o engajamento com questões sociais. Além disso, a interação com diferentes públicos proporciona um aprendizado diversificado e relevante para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, uma vez que permite a definição de problemas conectados com as demandas da sociedade e o desenvolvimento de projetos que produzam evidências científicas voltadas à solução desses problemas.

6. Em 2026, quando finalizam os meses previstos para a execução do projeto, que mudanças você imagina que terão ocorrido nas comunidades apontadas como os principais público-alvo do projeto?
Em 2026, espera-se que as comunidades impactadas pelo programa Sumo Educacional tenham desenvolvido maior conscientização e habilidade em gerenciar suas finanças pessoais. Nas escolas, os professores estarão mais capacitados para ensinar educação financeira e os alunos terão uma compreensão mais aprofundada sobre como tomar decisões financeiras responsáveis. Além disso, as metodologias aplicadas terão passado por um aprimoramento contínuo, resultando em uma abordagem mais eficiente e adaptada às realidades locais. Um destaque será a inclusão de uma plataforma digital que está sendo desenvolvida pelo Sumo Educacional, a qual disponibilizará materiais auxiliares, como vídeos instrucionais e apostilas. Com esse suporte, as populações vulneráveis, como os jovens em situação de acolhimento, estarão mais preparadas para transitar para a vida adulta com uma base sólida em gestão financeira e empreendedorismo, reduzindo sua vulnerabilidade econômica e promovendo uma inclusão mais efetiva no mercado de trabalho e na sociedade. Com o suporte da plataforma digital, as ações do Sumo Educacional poderão ser replicadas em outras regiões, ampliando ainda mais o impacto social do projeto.

Texto: Luciane Treulieb, jornalista

Ilustração: Evandro Bertol, designer 

Aluata Comunicação e Ciência

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