Times Enactus UFSM promove educação ambiental em escola pública de Santa Maria por meio do projeto Florescer

Grupo atende cerca de 70 crianças entre o 2° e o 4° ano do ensino fundamental nível II na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi

Atividade desenvolvida para o Dia da Árvore

Com foco em promover a educação ambiental, o time Enactus UFSM lançou o projeto Florescer, uma iniciativa que trabalha com a comunidade da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em Santa Maria, visando estimular a percepção ambiental e o pensamento crítico. O Florescer está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa se encaixa nas metas 4, 10 e 11, que pautam educação de qualidade, redução das desigualdades e gestão de cidades e comunidades sustentáveis.

O time Enactus UFSM é uma unidade representativa da Enactus, rede de líderes de empreendedorismo sustentável. Essa organização internacional sem fins lucrativos conecta jovens de diversas instituições de ensino superior do mundo para promover ações inovadoras com impacto socioambiental positivo. Para atender aos objetivos da Enactus e estimular o cuidado com o meio ambiente, o grupo utiliza uma metodologia de ensino não-formal e propõe em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular.

Uma semente que germina

Criado no segundo semestre de 2023, o projeto, inicialmente, acompanhava 180 crianças semanalmente. Ao todo, foram realizados 12 encontros para estabelecer, de forma lúdica, o entendimento sobre gestão de resíduos sólidos, processos de separação e coleta seletiva, reuso e reciclagem de materiais.

De acordo com a integrante Lauren Lovato, a temática escolhida se justifica pela composição dessa comunidade escolar: muitos alunos têm familiares selecionadores e catadores autônomos de materiais recicláveis. Assuntos como a composição de ecossistemas e o funcionamento da atmosfera, do solo e da água também foram abordados.

Neste ano, o número de estudantes atendidos caiu para 67. Conforme a coordenadora do projeto, professora Débora Bobsin, essa redução se deve à manutenção do quadro de voluntários. Além disso, um grupo menor facilita o aprofundamento das temáticas e a dedicação a demandas específicas das crianças. Até o momento, ocorreram oito ações com as crianças, que estão divididas em quatro turmas de 2°, 3° e 4° ano.

Uma das propostas envolve o aprimoramento da exploração dos cincos sentidos para reconexão com a natureza. O estímulo da audição e do olfato se deu por meio da reprodução de sons da natureza e do uso de folhas de erva-cidreira. Para a visão e o paladar, a equipe utilizou exercícios de análise de entorno e prova de pedaços de banana, respectivamente.

Exercício sensorial

Para Lauren, que é estudante do Curso de Gestão Ambiental do Colégio Politécnico, o Florescer é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “As ações promovidas no voluntariado desenvolveram a minha capacidade de percepção da realidade ao meu redor e, consequentemente, meu senso crítico e de liderança. Essas habilidades serão um diferencial no meu futuro profissional”, afirma.

Expectativas

Time Enactus UFSM

Para o próximo ano, o Time Enactus UFSM pretende desenvolver um novo projeto também baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Débora menciona que a ideia é desenvolver um material que permita a replicação das ações em outras instituições de ensino.

Assim, para que outros professores possam dar continuidade aos ideais do projeto, o grupo está desenvolvendo um jogo educativo. “Estamos criando um jogo educativo para trabalhar a questão da separação do lixo. Esses materiais vão permitir que os professores trabalhem individualmente no seu dia a dia, sem depender do projeto”, explica.

Texto: Kemyllin Dutra, acadêmica de Jornalismo
Fotos: Time Enactus UFSM