UFSM promove 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia na próxima semana

Atividade reúne 100 estudantes de todas as regiões do país e seleciona para etapa internacional na Finlândia

A Universidade Federal de Santa Maria receberá cerca de 80 estudantes das cinco regiões do país para a primeira edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL) entre quinta (17) e sábado (19) da próxima semana. Todos foram selecionados em etapas regionais realizadas em dezenas de instituições de ensino superior (IES) parceiras a partir da aplicação de provas de redação de ensaios filosóficos. A ONFIL tem financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do CNPq.

Antes da Olimpíada Nacional, o Brasil já participava da internacional com seletivas regionais. Agora os estudantes do ensino médio do país terão de passar pelas duas etapas – regional e nacional – para seguir para a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO – do inglês: International Philosophy Olympiad), que terá sua 33ª edição na cidade italiana de Bari em 2025.

A iniciativa de promover uma edição nacional de uma olimpíada científica na área de filosofia partiu dos professores Gustavo Coelho, do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, e Mitieli Seixas, do Departamento de Filosofia da UFSM.

Pré-olimpíada

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove a pré-olimpíada entre segunda (14) e quarta (16). A programação terá três palestras sobre temáticas relacionados com a olimpíada (confira abaixo), como a relação entre matemática, linguagens e filosofia, e as as temáticas estudadas pelas mulheres filósofas no mundo antigo.

Pré-Olimpíada na sala 2323, prédio 74A (CCSH), campus sede

Segunda (14) às 19h – Palestra: Da IPO à ONFIL: como chegamos aqui? – Professor: Gustavo Coelho (CIB, IPO-Brasil, ONFIL)

Terça (15) às 14h – Palestra: Matemática, linguagens e filosofia: tudo a ver! – Professor: Gabriel Goldmeier (IFRS)

Quarta (16) às 14h30 – Palestra: Mulheres filósofas na antiguidade: acerca do oikos, da polis e do cosmos – Professora: Gisele Vale dos Santos (UFBA)